segunda-feira, 20 de dezembro de 2010


Alho: protege mente e coração



Diana Campos - DicasO alho é um poderoso antioxidante, previne doenças cardiovasculares, cerebrovasculares, doença de Alzheimer e demência.

Os fatores de risco da doença cardiovascular, que incluem colesterol e homocisteína altos, hipertensão e inflamação, aumentam o risco de demência.

Sua forma mais comum de manifestar-se é a doença de Alzheimer (DA).

Colesterol alto está associado, também, com beta amilóide (abeta) elevada, que é a marca registrada da doença de Alzheimer.

O dano oxidativo é o principal fator na doença cardiovascular e demência, cuja incidência aumenta com a idade.

  O extrato de alho reduz o risco destas doenças, pois varre os oxidantes que danificam as células, e aumenta o superóxido dismutase, catalase, glutation peroxidase e os níveis de glutationa.

Estas são enzimas e nutrientes que protegem contra os radicais livres.

E, ainda, o extrato de alho inibe a peroxidase lídica e as prostaglandinas inflamatórias, agentes de risco extremo de episódios cardiocerebrais e demenciais graves.

O alho diminui a síntese do colesterol por inibição da 3 Hidroxi-3-metilglutaril-coa Redutase e se soma à ação das estatinas.

A inibição da oxidação do colesterol LDL e a agregação psaquetária pelo alho, previne a formação de placas obstrutivas arteriais.

Diminui, ainda, a homocisteína, baixa a pressão sanguínea, aumenta a microcirculação, o que é importante na diabetes, onde as mudanças microvasculares aumentam a incidência de doença cardíaca e demencial.

O alho também ajuda a prevenir o declínio cognitivo protegendo os neurônios da neurotoxicidade abeta e apoptose, prevenindo deste modo a isquemia e / ou a reperfusão correlacionada à morte neuronal e melhorando o aprendizado e a retenção de memória.

Incremente a vitamina B-12



Diana Campos - Dicas    As diretrizes correntes da Food And Drug Administration (FDA), órgão de saúde dos Estados Unidos que controla os alimentos e os medicamentos, recomenda a ingestão diária de 2,4 mcg de vitamina B-12, para prevenir a sua deficiência.

Mas, um estudo recente sugere que o ser humano pode necessitar, no mínimo, dez vezes mais que a dose preconizada pela FDA.

  Para um máximo benefício de sua saúde, é desejável ingerir uma dose otimizada de 25mcg de vitamina B-12 diariamente.

Seu corpo usa a vitamina B-12 para manter os nervos e as células sanguíneas saudáveis, e também é imprescindível para a síntese de DNA.

A deficiência deste importante nutriente, pode ser a causa de depressão, confusão mental, déficit de atenção, perda de memória, feridas na boca, fadiga, mal-estar físico e outros problemas de saúde.

   Como a vitamina B-12 é uma substância hidrossolúvel, é muito raro, quase impossível, ocorrer uma super dosagem, pois rapidamente, após exercer sua função no organismo, ela é rapidamente levada do corpo, o que torna o risco de toxicidade muito baixo.

  Pesquisadores descobriram que em mulheres pós-menopausa, alvo de estudos recentes, cuja ingestão de B-12 se baseava na dosagem de 2,4mcg preconizada pela FDA, apresentavam alguns sinais de deficiência, e seus conseqüentes sintomas relacionados.

Já aquelas que ingeriram pelo menos 6mcg de B-12, não apresentavam nenhum dos sintomas da deficiência.

  Para ir além da prevenção dos sintomas de deficiência, e maximizar o potencial de prevenção das doenças e sintomas da carência da B-12, é recomendado ingerir no mínimo a dose diária de 25 mcg.

Como a B-12 é encontrada, somente, em alimentos de origem animal, os que seguem dieta vegetariana, irão sempre precisar da suplementação de vitamina B-12 para evitar os sintomas de carência.

Pessoas acima dos 50 anos e com certos problemas de ordem gástrica e intestinal podem ter dificuldade de absorver a quantidade suficiente de B-12 para repor suas necessidades diárias.

Sendo assim, devem optar por uma dose mais alta ainda de suplementação, podendo esta, nestes casos, ficar entre 500 e 1000mcg diária a ingestão de B-12.

Fontes alimentares de B-12 incluem peixe, aves domésticas, carne vermelha, ovos e laticínios.

A importância de uma alimentação equilibrada para a saúde


  Somos o que comemos.

Essa afirmação é comum entre as pessoas.

Realmente a nossa alimentação reflete-se no estado do nosso cabelo, pele, unhas, dentes, forma física, na disposição e até no nosso estado emocional.

Estudos indicam que a relação entre o que somos e o que comemos é tão estreita, que pouco adianta fazermos uso dos melhores xampus, cremes e outros recursos cosméticos, se insistirmos em continuar com uma alimentação errada.

O corpo necessita de uma nutrição adequada para satisfazer suas necessidades fisiológicas e metabólicas, que envolvem crescimento, reparo e manutenção do organismo como um todo.

Uma dieta equilibrada fornece os nutrientes necessários às nossas células, que por sua vez produzirão várias substâncias internas necessárias à saúde do corpo e da mente, além de atuarem favoravelmente sobre o brilho dos cabelos, na beleza das unhas, na luminosidade da pele, entre tantos outros benefícios.

 Uma alimentação equilibrada ou balanceada significa compor a dieta com alimentos certos, nas quantidades adequadas, em que cada refeição apresente alimentos energéticos, construtores e reguladores, capazes de oferecer todos os nutrientes que nosso corpo precisa para viver com saúde e em harmonia.

Uma dieta saudável deve moderar o consumo de alimentos ricos em gorduras, açúcar e sal.

O consumo desses três componentes alimentares está relacionado às doenças cardiovasculares, hipertensão, câncer (principalmente de mama), entre outras enfermidades, além de que os excessos se acumulam em forma de gorduras indesejáveis, celulite e trazem transtornos para o corpo todo.


Equilibre o cardápio


  • Consuma carboidratos complexos como pães integrais, cereais (aveia, trigo, centeio, cevada integrais), arroz integral, etc.
  Considerados alimentos energéticos, recomenda-se que sejam consumidos de forma integral, uma vez que o processamento do trigo e do arroz traz perdas significativas de nutrientes, principalmente de fibras;
  • Consuma frutas e vegetais variados = alimentos conhecidos como reguladores;
  São as maiores fontes de vitaminas, sais minerais e fitoquímicos, substâncias ativas capazes de prevenir e controlar doenças. São também ricos em fibras;
  • Consuma carnes magras, aves sem pele, peixes, laticínios desnatados, leguminosas (soja, feijão, ervilha, lentilha, grão de bico), nozes e castanhas
  Alimentos conhecidos como construtores, ricos em proteínas. São necessários para a construção e manutenção dos tecidos orgânicos, formação de enzimas, hormônios e vários líquidos e secreções corpóreas.


Dicas para a saúde do corpo

  • Fracione suas refeições. Faça no mínimo de 4 a 5 refeições diárias em horários fixos e com moderação; quanto mais fracionada a dieta, menor o número de calorias absorvidas.

    O tempo entre uma refeição e outra não deve ser menor que duas horas nem maior do que quatro horas;

  • Coma alimentos variados, assim você garante todos os nutrientes necessários para o seu corpo;

  • Utilize grãos, vegetais e frutas em suas porções máximas; eles têm pouca gordura e fornecem a maior parte dos nutrientes de que precisamos;

  • Prefira frutas e vegetais inteiros, com cascas e talos (se possível); eles apresentam mais fibras do que os sucos;

  • Consuma ao menos uma fruta ou hortaliça rica em vitamina C todos os dias (laranja, acerola, tangerina, folhas verde escura, etc.);

  • Evite gorduras, frituras, consuma carnes magras e aves sem pele, dê preferência para peixes como salmão, atum, sardinha, cavala, ricos em gorduras importantes para a nossa saúde e bem-estar (ácidos graxos ômega-3); evite alimentos embutidos como salames, salsichas, presuntos, lingüiças, etc., ricos em gordura saturada e colesterol.

  • Reduza o consumo de churrascos e assados em brasa; a fumaça que impregna as carnes é cancerígena e formadora de radicais livres que favorecem o envelhecimento precoce;

  • Consuma açúcar (doces, refrigerantes, etc.) e sal com moderação; em excesso o açúcar se transforma em gordura colocando em risco seu peso e o sal causa retenção hídrica, proporcionando inchaço e edemas;

  • Coma devagar e mastigue bens os alimentos; isso favorece a digestão e dá mais saciedade;

  • Mantenha um peso adequado à sua altura;

  • Prefira o azeite de oliva para temperar saladas e dê preferência aos óleos de canola, girassol e milho para o preparo de outros pratos; use-os com moderação;

  • Beba muita água durante o dia, no mínimo de 8 a 10 copos;

  • Beba pouco álcool; bebidas alcoólicas fornecem calorias, mas não nutrientes, por isso engordam e causam outros problemas para a nossa saúde. O consumo de 2 cálices de vinho tinto ao dia, mas não mais do que isso, pode ser benéfico para o coração.

Curiosidades


DIFICULDADE DE PERDER PESO
O que está faltando: ácidos graxos essenciais e vitamina A.
Onde obter: semente de linhaça, cenoura e salmão - além de suplementos específicos.

RETENÇÃO DE LÍQUIDOS
O que está faltando: na verdade um desequilíbrio entre o potássio, fósforo e sódio.
Onde obter: água de coco, azeitona, pêssego, ameixa, figo, amêndoa, nozes, acelga, coentro e os suplementos.

COMPULSÃO A DOCES
O que está faltando: cromo. Cereais integrais, nozes, centeio, banana, espinafre, cenoura + suplementos. B2 riboflavina.
Onde obter: levedura de cerveja

CÂIMBRA, DOR DE CABEÇA
O que está faltando:  potássio e magnésio.
Onde obter: banana, cevada, milho, manga, pêssego, acerola, laranja, suco. verde +  suplementos. 

DESCONFORTO INTESTINAL, GASES, INCHAÇO ABDOMINAL 
O que está faltando: lactobacilos vivos.
Onde obter: coalhada, iogurte, missô, yakult, chucrute, kefir e similares.

MEMÓRIA RUIM
O que está faltando: acetil colina, inositol.
Onde obter: lecitina de soja, gema de ovo + suplementos.

HIPOTIREOIDISMO
(PROVOCA GANHO DE PESO SEM CAUSA APARENTE) O que está faltando: iodo.
Onde obter: algas marinhas, cenoura, óleo, pêra, abacaxi, peixes de água salgada e sal marinho.

CABELOS QUEBRADIÇOS E UNHAS FRACAS
O que está faltando: colágeno.
Onde obter: peixes, ovos, carnes magras, gelatina + suplementos.

FRAQUEZA, INDISPOSIÇÃO, MAL ESTAR
O que está faltando: vitaminas A, C, e E e ferro.
Onde obter: verduras, frutas, carnes magras e suplementos.

COLESTEROL E TRIGLICERÍDEOS ALTOS
O que está faltando: Ômega 3 e 6.
Onde obter: sardinha, salmão, abacate, azeitona, gergelim, linhaça e azeite de oliva.



Cozinhe a seu favor...



Na medicina ortomolecular, a forma de cozinhar e até os utensílios utilizados ajudam a preservar os nutrientes.

Evite a ingestão de queijos e carnes gordas e frituras. A gordura acelera o processo de oxidação dos alimentos. Cozinhe os alimentos no vapor ou até 100º, pois muito calor também oxida os alimentos.

Evite utensílios de alumínio ; os resíduos desse metal são tóxicos e podem ficar na comida. Preferir panelas de vidro, de aço ou antiaderentes. Em hipótese alguma, aqueça os seus alimentos em embalagens e recipientes de plástico no microondas.

Dicas da Medicina Ortomolecular


- Complexo B: Encontrado em Carnes, Cereais Integrais, Farelos, Frutas, Grãos e Nozes é fundamental para a saúde da pele e dos cabelos. Dentre os elementos que compõem o Completo, existe a Biotina, o Ácido Pantotênico e o Inositol que atuam na fibra capilar.

- L-Cisteína: Encontrado em Proteínas de origem animal como Carnes, Laticínios e Ovos, é a precursora da Queratina, quando associada a vitamina B6 tem sua absorção facilitada.
- Zinco: Encontrado em Frutos do Mar, Carnes, Fígado, frutas secas e Sementes de Abóbora, possui poder antioxidante e facilita a irrigação no Bulbo capilar. Nos homens inibe a ação da enzima 5-alfaredutase que desencadeia a queda capilar de origem genética.

- Cobre: Encontrado em Leguminosas, Frutos do Mar, Feijão, Aves, Fígado e Frutas secas, trabalha em parceria com o Zinco.

- Enxofre: Encontrado em Peixe Cru, Alho, Cebola e Pimentão Vermelho. Antioxidante, é o 4º mineral mais abundante no organismo e é fundamental na produção de Cisteína, o aminoácido básico da queratina.

- Sílica: Pode ser encontrada no Chá da Cavalinha. Muito difícil de ser encontrada através da alimentação, ela fortalece a estrutura do fio.

- Co-Enzima Q10: Encontrada em Peixes de água Fria. É particularmente indicada para diabéticos. Age na mitocôndria, a central de energia da célula, melhorando a circulação sanguínea e otimizando o aporte de nutrientes no bulbo.

- Ômega 3 e Ômega 6: Encontrado nos Óleos de Prímula, Salmão e Linhaça, nas sementes de linhaça ou em Peixes de Água Fria. Fortalece a estrutura do Cabelo.



Dicas alimentares para combater flacidez, gordura localizada, estrias e celulite


FLACIDEZ  

Consumir alimentos construtores (protéicos) que aumentam produção de colágeno; reduzir consumo de gordura que destroem o colágeno.


GORDURA LOCALIZADA

Reduzir consumo de gorduras, frituras, açúcar (alimentos contidos no ápice da pirâmide alimentar); aumentar consumo de frutas e vegetais (alimentos reguladores), fibras e água.


ESTRIAS

Aumentar consumo de alimentos construtores (protéicos), que aumentam produção de colágeno, de frutas e verduras (alimentos reguladores), de cálcio e água.


CELULITE

Diminuir consumo de sal, que causa retenção de líquidos e edemas, e de alimentos gordurosos e frituras; reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, cafeinadas e refrigerantes, que diminuem o calibre das artérias, dificultando a circulação; aumentar o consumo de fibras e água/chás.
* combinar exercícios físicos 
 

Nenhum comentário: