quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

A Pimenta é um potente antioxidante (antienvelhecimento) e anti-inflamatório e possui propriedades anticâncer

Pimenta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Pimenta de cheiro.

Pimenta-malagueta ou piri-piri.

Pimento ou pimentão.

Pimentas no mercado.
A pimenta é o nome comum dado a vários tipos de condimentos culinários de sabor picante. Entre estes destacam-se
  • as sementes de plantas da família Piperaceae, das quais se destacam as do género Piper, no qual se inclui a planta que dá origem à pimenta-do-reino como é conhecida no Brasil, pimenta-preta em Portugal e pimenta-redonda em Moçambique. Diferentes maturações e colheita dos grãos oriundos desta planta, Piper nigrum, dão origem à pimenta-verde, à pimenta-branca e à pimenta-preta.
  • O género Capsicum, da família Solanaceae, compreende por volta de 27 espécies conhecidas. A estas plantas, está associada a escala de Scoville, que mede o grau de picante, também chamado de ardência e pungência.[1][2] Entre os frutos de plantas deste género, destacam-se, pelo seu uso: o pimentão (português brasileiro) ou pimento (português europeu) que não é picante, a pimenta-malagueta (que em Portugal e em Moçambique é também conhecida como piri-piri no caso de frutos de menores dimensões e por vezes secos), a pimenta-de-caiena (nome dado à especiaria resultante de uma variedade de paprica seca e feita em pó), a pimenta-calabresa (conhecida no Brasil como pimenta dedo-de-moça ou chifre-de-veado, esta última associada a frutos de maiores dimensões e coloração mais intensa). A maioria destas espécies é ligeiramente tóxica, causando sudorese e hipertensão em altas doses.
  • A aroeira, também conhecida como aroeira-mansa ou aroeira-vermelha, é uma planta relacionada com o caju, das espécies Schinus molle e S. terebinthifolius, da família Anacardiaceae.
  • A pimenta-szechuan é produzida por uma planta da família Rutaceae, espécie Zanthoxylum piperitum.
  • A família Myrtaceae contém várias espécies de pimentas de usos variados. A pimenta-da-jamaica, por exemplo, é o fruto da Pimenta dioica que, devido ao seu sabor que pode lembrar o cravo, a canela e a noz-moscada, é conhecida também como pimenta all spice.
  • A bhut jolokia, considerada a mais ardida entre as pimentas, atinge 1 milhão Scoville e a red savina, 577 mil.[1]

Índice

Pimenta no Brasil

Uma das principais características culturais das tribos indígenas que habitavam as terras brasileiras na época do descobrimento era o cultivo de pimentas. Após o descobrimento, as sementes e frutos de pimentas passaram a ser cada vez mais cultivados e disseminados entre vários povos e utilizados de diversas formas.
A "capital nacional da pimenta", como é conhecido o município de Turuçu no Rio Grande do Sul,[3] começou a cultivá-la no final do século XIX. Tal informação pode ser comprovada pelos depoimentos dos produtores da região, muitos deles já de idade elevada, tendo passado dos sessenta anos de idade, que relembram a cultura do cultivo, passada a eles por seus pais.
Em Minas Gerais, é muito empregada a pimenta-biquinho, a Capsicum chinense, onde também há mais cultivo da variedade. É utilizada em molhos e temperos.[1]
A variedade dedo-de-moça (Capsicum baccatum), uma das mais cultivadas, é originária do Brasil.[1]
A Capsicum frutescens, popularmente conhecida como pimenta-malagueta, é originária da Amazônia e é cultivada sobretudo em Minas Gerais, Goiás e Bahia.[1]

Benefícios à saúde

A pimenta faz bem à saúde e seu consumo é benéfico para quem tem enxaqueca. A substância química que dá à pimenta o seu caráter ardido é a capsaicina, a qual também possui propriedades benéficas à saúde. Ela provoca a liberação de endorfinas, substâncias que provocam uma sensação de bem-estar. As substâncias picantes das pimentas melhoram a digestão, estimulando as secreções do estômago. Possuem efeito antiflatulência. Favorecem a cicatrização de feridas. Existem estudos que demonstram que a pimenta é um potente antioxidante (antienvelhecimento) e anti-inflamatório.   A pimenta possui propriedades anticâncer.[4]

Referências

  1. a b c d e Pimentas para todos os gostos - O Estado de S.Paulo, 17 de março de 2010 (visitado em 18-3-2010)
  2. Os caminhos e estratégias da pimenta - Fiocruz, (visitado em 18-3-2010)
  3. Sítio oficial da prefeitura de Turuçu. Turuçu - Capital Nacional da Pimenta (em português). Página visitada em 1 de agosto de 2009.
  4. SaúdeComCiência.com. Pimenta - proprieda

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Remédio caseiro para baixar o colesterol

Cozinhe 2 alcachofras (flores e folhas) em 1250ml de água, quando a água levantar fervura aguarde aproximadamente 7 minutos e desligue o fogo. Tome o caldo desta cozedura durante todo dia. Esse procedimento deve ser repetido 3 vezes por semana.
 A alcachofra é uma planta considerada protetora do fígado e possui um grande poder no combate do colesterol.
O colesterol é uma substância gordurosa, esbranquiçada e sem odor. Ele não pode ser visto nem percebido no sabor dos alimentos. Existem dois tipos principais de colesterol: o LDL (o mau colesterol) e o HDL (o bom colesterol). Em pequenas quantidades, o colesterol é necessário para algumas funções do organismo; em excesso, causa problemas.
Evitar ingerir alimentos de origem animal e também alimentos gordurosos como frituras é uma atitude inteligente de quem tem o coleterol em níveis aumentados, mas usar na alimentação frutas e legumes frescos e cereais integrais, auxiliam o organismo a eliminar excesso de godura do sangue resultando em saúde.Veja mais sobre este assunto

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O alimento mais completo da natureza: Clorela (Chlorella pyrenoidosa)


A Clorela (Chlorella pyrenoidosa) é o alimento mais completo da natureza, com enorme quantidade de nutrientes essenciais ao bom desempenho das funções biológicas do organismo. Se ingerido 15 minutos antes das refeições, além de nutrir, diminui o apetite, ajudando nos regimes de emagrecimento.


A CHLORELLA é uma alga unicelular microscópica de água doce. Seu nome refere-se ao alto conteúdo de clorofila que possui. Durante seu crescimento, a Chlorella consegue acumular uma enorme quantidade de nutrientes essenciais ao bom desempenho das funções biológicas do organismo. Ela serviu de alimento para os soldados na segunda guerra mundial e nos dias atuais também é utilizada como alimento para astronautas.

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES E EM CASO DE QUALQUER DÚVIDA CONSULTE O SEU MÉDICO OU FARMACÊUTICO. PERSISTINDO OS SINTOMAS, CONSULTE O SEU MÉDICO.


Saiba mais sobre a alga Clorela:

Nome científico da alga Clorela: Chlorella pyrenoidosa Starr & Zeikus.

Família da alga Clorela Chlorella pyrenoidosa: Chlorophyceae.

Outros nomes populares da alga Clorela Chlorella pyrenoidosa: Clorela, clorella.

Constituintes químicos da alga Clorela Chlorella pyrenoidosa: vitaminas A, B1, B2, B6, C, E, K, ácido nicotínico, ácido pantogênico, ácido fólico, proteínas (18 aminoácidos essenciais), sais minerais (cálcio, ferro, fósforo, potássio, magnésio, zinco, iodo), oligoelementos, clorofila, betacaroteno, Fator de Crescimento Chlorella (FCC). (Proteínas -65,0%; Lipídios - 9,0%; Fibras - 2,0%; Carboidratos - 13,0%; Cinzas - 6,0%).

Propriedades medicinais da alga Clorela Chlorella pyrenoidosa: anti-viral, imunoestimulante, nutritiva, protéico, remineralizante.

Indicações da alga Clorela Chlorella pyrenoidosa: ajudar na redução de peso; repor nutrientes, vitaminas e sais minerais; diminuir o apetite, sistema imunológico, funções intestinais, anemia, fraqueza, azia, gastrite, regeneração celular; normalizar a digestão e a função intestinal; estimular o crescimento e a recuperação dos tecidos; reduzir o envelhecimento precoce e a degeneração orgânica; fortalecer o sistema imunológico; proteger contra agentes poluentes e tóxicos; promover a desintoxicação orgânica, auxiliar no tratamento de doenças degenerativas e estados de desnutrição; auxilia no restabelecimento da saúde da pele e nos tratamentos contra a obesidade; desintoxicar o sangue e regular a glicose; distúrbios digestivos; distúrbios cardiovasculares; melhor e maior atividade cerebral; tratamento e prevenção de anemia; ajudar na hipertensão; úlceras do estômago, duodeno e gastrites crônicas, balancear a bioquímica do sangue.

Parte utilizada da alga Clorela Chlorella pyrenoidosa: toda a alga.

Contra-indicações/cuidados com a alga Clorela Chlorella pyrenoidosa: não encontrados na literatura consultada.

Efeitos colaterais da alga Clorela Chlorella pyrenoidosa: não encontrados na literatura consultada.

A Clorela (Chlorella pyrenoidosa) é o alimento mais completo da natureza, com enorme quantidade de nutrientes essenciais ao bom desempenho das funções biológicas do organismo. 
 
Se ingerido 15 minutos antes das refeições, além de nutrir, diminui o apetite, ajudando nos regimes de emagrecimento.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A cebola, o vinho e a maçã protegem contra o câncer de próstata

De acordo com especialistas da clínica Mayo, nos Estados Unidos, o trio contém muita quercetina, um antioxidante capaz de barrar o excesso de testoterona – um dos fatores que levam à doença. 

A bioquímica Evanilda Teixeira, da Universidade Federal de Santa Catarina vai mais longe e afirma que a cebola ajuda a afastar o tumor.

Caprichar na ingestão de damasco, amendoim, queijo e espinafre ajuda a prevenir o mal de Alzheimer.

Foi o que concluiu uma pesquisa feita no instituto Karolinska, na Suécia. Durante três anos mediram-se as taxas de vitamina B12 (presente no leite e em seus derivados) e de ácido fólico (encontrado em folhas escuras, damasco e amendoim) no sangue de 370 pessoas com mais de 75 anos. Níveis abaixo do normal foram encontrados em mais da metade dos indivíduos que desenvolveram a doença.

ÔMEGA 3: NUTRIENTE E ANTINFLAMATÓRIO: Esse ácido graxo não deve ficar fora da mesa de quem sofre de doenças inflamatórias, como a artrite reumatóide, que atinge as articulações.

Estudos realizados na universidade Estadual Paulista, em Botucatu, mostraram que o consumo regular de ômega 3 ajuda a reduzir o problema em até 40%.

O nutrólogo Roberto Burini garante que são suficientes 02 gramas por dia.

02 gramas são encontradas em 100 gramas de salmão, sardinha, truta, ou em 3 colheres de óleo de canola.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

SUCOS - PROTETORES CONTRA O ALZHEIMER?

De acordo com a matéria “Alquimia no Corpo”, publicada na Revista Estilo Natural, os sucos de frutas e de verduras podem evitar os problemas da doença de Alzheimer, baseado em um estudo publicado na revista “The American Journal of Medicine”.

A doença de Alzheimer é uma doença neurológica, progressiva e incurável, que afeta principalmente os maiores de 65 anos. Seus primeiros sintomas de perda de memória degeneram em demência e podem levar à morte.

Após considerar fatores como tabagismo, educação, atividade física e consumo de calorias, os cientistas descobriram que a ingestão de sucos de vegetais três ou mais vezes por semana resultava em 76% a menos de possibilidades de desenvolver a doença.

Originalmente, os cientistas acreditavam que o alto consumo de ANTIOXIDANTES (vitaminas C, E e betacaroteno) poderia ter um efeito neutralizador do Alzheimer.

No entanto, as últimas investigações clínicas apontam os POLIFENÓIS, uma outra classe de antioxidantes presentes nos chás, vinhos, plantas, ervas, verduras e frutas, como os principais agentes benéficos.

Os compostos fenólicos vêm recebendo crescente interesse dos consumidores e fabricantes, pois inúmeros estudos epidemiológicos têm sugerido associações entre o consumo de alimentos e bebidas ricos em POLIFENÓIS e a prevenção de certas doenças crônicas como câncer e doenças cardiovasculares.

Além disso, a investigação sobre os efeitos neuroprotetores da dieta rica em POLIFENÓIS desenvolveu-se consideravelmente nos últimos 10 anos.

Os estudos demonstraram que esses compostos são capazes de proteger as células NEURONAIS.

No entanto, ainda não está esclarecido se estes compostos atingem o CÉREBRO em concentrações suficientes e numa forma biologicamente ativas para exercer estes efeitos benéficos.

Por outro lado, tornou-se claro que os mecanismos de ação desses POLIFENÓIS excedem sua atividade ANTIOXIDANTES e de atenuação do estresse OXIDATIVO.

O ESTRESSE oxidativo é causado quando há um desequilíbrio entre a produção de radicais livres e sua correspondente neutralização pelos antioxidantes.

O excesso de radicais livres tem recebido muita atenção quanto ao envolvimento em diversas doenças, incluindo as neurológicas.

Uma vez que os polifenóis são compostos altamente antioxidantes, o consumo de frutas e verduras pode atenuar o estresse oxidativo, prevenindo o aparecimento de diversas patologias, dentre elas, as doenças neurodegenerativas, como o mal de Alzheimer.

No entanto, embora os resultados sejam promissores, é importante que o público em geral não se precipite nem pense que o suco de vegetais é suficiente para evitar a doença.

Porém, sendo o Brasil um país tropical muito rico em frutas e com progressivo aumento na expectativa de vida, é muito importante incentivar o consumo de frutas e vegetais pois, além de ser mais saudável do que consumir produtos industrializados, a ingestão de frutas e verduras pode contribuir em longo prazo, no adiamento e início de determinadas doenças que envolvam, possivelmente, a participação dos radicais livres em alguma etapa de seu desencadeamento.

**Texto elaborado pela Dra. Juliana Geraix, aluna bolsista do curso de Pós-graduação em Nutrição Clínica pela VP Consultoria Nutricional/ Divisão Ensino e Pesquisa.


2 Respostas para SUCOS - PROTETORES CONTRA O ALZHEIMER? »»

Comentário

1.
Silvia
Comentário de Silvia | 03/07/2009 em 19:04:43

Olá Dra. Juliana,
Minha mãe com 84 anos com diagnóstico de Alzheimer início. Além da alimentação quais nutrientes são importantes neste início de tratamento. Ela só come alimentos processados no liquidificador. Pode ser em forma de suplementos? quais são fundamentais? Grata,
Silvia…
2.
VP
Comentário de VP | 06/07/2009 em 10:08:29

Olá Silvia, como vai?

Como abordamos anteriormente no blog, diversos nutrientes e alimentos são importantes na otimização da memória e prevenção do Alzheimer, tais como as vitaminas antioxidantes,
vitaminas B6, B9 e B12, colina, ferro, zinco e ácidos graxos ômega-3, entre outros.

Diversos alimentos são fontes desses nutrientes e podem ser incorporados a alimentação habitual da sua mãe, mesmo sendo essa alimentação processada. Uma suplementação pode ser também utilizada para complementar essa alimentação.

Entretanto, não podemos realizar uma orientação nutricional para sua mãe sem conhecer a história da doença, outros sinais e sintomas que sua mãe possa apresentar, hábitos de vida e hábitos alimentares, etc.

Apenas com uma orientação individualizada, poderemos obter resultados ótimos com sua mãe. Caso você tenha interesse, podemos indicar um profissional capacitado que atue mais próximo de sua região.

Qualquer dúvida nos escreva novamente.

Um abraço,

Dra. Valéria Paschoal

domingo, 16 de janeiro de 2011

ABC dos Alimentos


Clique no seguinte LINK,  para acessar a relação alfabética dos alimentos:


http://www.terra.com.br/culinaria/abc/a.htm

sábado, 15 de janeiro de 2011

O PODER CURATIVO DE ALOE VERA - MIKE ADAMS

Mike Adams é um conhecido jornalista, pesquisador e divulgador dos poderes preventivos e curativos da Natureza. Editor da revista NATURALNEWS, com milhares de artigos escritos e dezenas de livros publicados declara publicamente a sua paixão pela ALOE VERA:

"A Aloe Vera é a erva medicinal mais importante criada pela Natureza.

De todas as ervas que eu já estudei - são milhares artigos sobre nutrição e prevenção de doenças- considero a Aloe Vera como a mais extraordinária de todas as ervas.

Não existe nada em nosso planteta que oferece tantos benefícios oriundos de uma simples planta com poderes medicinais para:

. Fazer parar o crescimento de tumores cancerígenos.

. Diminuir o colesterol alto.

. Estimular a oxigenação do sangue.

. Aliviar dores e inflamações artríticas.

. Proteger o corpo do stress oxidativo.

. Prevenir as pedras nos rins.

. Alcalizar o corpo, ajudando no balanceamento da sobrecarga ácida proveniente de hábitos alimentares.

. Curar úlceras.

. Reduzir a pressão arterial, tratando a causa, não os sintomas.

. Nutrir o corpo com minerais, vitaminas, enzimas e aminoácidos.

. Cicatrizar as queimaduras.

. Limpar o aparelho digestivo.

. Eliminar a prisão de ventre.

. Proteger a pele de doenças.

. Estimular a performace cardiovascular para o desempenho físico.

. Hidratar a pele.

. Acelerar a recuperação de lesões provenientes de esforço físico.

Consulte um médico antes de fazer uso de plantas que curam.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Chá Verde e Alzheimer

A catequina contida no chá verde pode inibir a perda de memória e referência de ligada à placa formação no cérebro, diz pesquisa do Japão, acrescentando que afirma que a bebida pode ajudar a afastar o Alzheimer.
O estudo incidiu sobre o papel do potencial antioxidante do chá verde e de seus constituintes para contrariar o estresse oxidativo induzido por uma acumulação de proteína beta-amilóide.
A acumulação de depósitos de placas de beta-amilóide está associada a um aumento de danos e morte da célula nervosa de estresse oxidativo. Isso está relacionado com uma perda da função cognitiva e a um aumento do risco de Alzheimer, a forma mais comum de demência e atualmente atinge mais de 13 milhões de pessoas no mundo inteiro.

Os custos diretos e indiretos de Alzheimer é cuidar mais de US $ 100 milhões (€ 81 mil milhões) nos Estados Unidos, enquanto os custos diretos no Reino Unido são estimados em 15 mil milhões de libras esterlinas (€ 22 mil milhões).
O novo estudo, publicado em abril do Jornal de Bioquímica Nutricional, relata os efeitos do chá verde, sob a forma de extratos Mitsui Norin comercial da Polyphenon E (PE) sobre a capacidade cognitiva da aprendizagem de ratos.
A concentração de catequina foi classificada em 63 por cento EGCG, 11 por cento epicatequina(CE), seis por cento epigallocatequina (CGE), e seis por cento epicatequina gallate (ECG).
"Nossos resultados sugerem que a administração de longo prazo PE evita déficits cognitivos causados por estresse oxidativo, beta-amilóide-induzida e / ou de outra forma, pelo menos, facilitando a defesa antioxidante", escreveu o principal autor Abdul Haque de Shimane Universitário da Faculdade de Medicina.
Apesar dos resultados promissores, bem como um conjunto substancial de estudos epidemiológicos relatam um efeito protetor do chá verde para a doença de Alzheimer, os investigadores sublinharam que era necessária uma investigação mais aprofundada, nomeadamente para esclarecer o mecanismo. Além disso, não se sabe se esses resultados seriam repetitivos em seres humanos.
Estudo - detalhes
Haque e colegas de trabalho tiveram ratos de cinco semanas de idade distribuídos aleatoriamente a um dos dois grupos que fizeram- agiu como um grupo de controle, e não receberam qualquer extrato chá, enquanto o outro grupo tiveram a sua água potável complementada com 0,5 por cento PE. Após 26 semanas, um labirinto radial de oito braços foi utilizado para testar os animais "aprendizagem capacidade.
Vinte semanas depois, os dois grupos foram novamente divididos em dois, um para continuar como antes, enquanto os outros grupos foram infundidos com a proteína beta-amilóide para induzir o estresse oxidativo.

Os animais que receberam o chá verde diminuíram significativamente beta-amilóide-induzidos em matéria de referência e memória de trabalho, enquanto que os níveis de espécies reativas de oxigênio (ROS), foram 42 por cento menos do que os controles de animais infundidos com a proteína.
"Neste estudo, a ingestão volume de água misturada-PE foi de aproximadamente 60 ml / kg / dia nos 0,5 por cento PE grupo", explicaram os pesquisadores. "Com base neste volume ingestão da água, uma pessoa (com um peso corporal de 50 kg) teria de beber cerca de três litros de PE por dia para obter efeitos semelhantes.
"No entanto, os seres humanos consomem antioxidantes (incluindo as vitaminas A, B, C, E, assim como polifenóis, etc) a partir de várias fontes de alimentação cotidiana. Assim, um montante mais baixo (inferior a três litros) de 0,5 por cento PE-volume da água misturada pode ser eficaz em seres humanos para assegurar a efeitos similares.
"No entanto, investigação aprofundada é certamente necessária para compreender o destino de catequinas em seres humanos."
O mercado de chá Global
O mercado mundial de chá vale cerca de € 790 (£ 540, $ 941) milhões de euros, com chá verde com cerca de 20 por cento do total da produção mundial, enquanto chá preto é responsável por cerca de 78 por cento.
O chá verde é dito para conter mais de quatro vezes a concentração de antioxidantes catequinas do que chá preto (chá verde- folhas que foram oxidadas por fermentação), cerca de 70 mg catequinas por 100 ml comparativamente a 15 mg por 100 ml de chá preto.
A consciência do consumidor dos benefícios do chá verde e extratos do chá verde continua a subir com um número crescente de estudos, a partir de 430 papéis, em 2000, para quase 1500 em 2003, relatando os principais benefícios de compostos, catequinas.

Isto tem observado aumento súbito da procura europeia, tendo atingido 500 toneladas métricas em 2003. Empresas como a DSM, com a sua Teavigo vangloria 95 por cento de pureza epigallocatechin gallate (EGCG), e Taiyo Internacional, com a sua Sunphenon e que provocaram mais de 90 por cento de pureza, posição firme no mercado específico de catequinas.
Fonte: Jornal de Bioquímica Nutricional
Publicado em linha à frente de impressão, DOI:

"Green tea catechins prevent cognitive deficits caused by A-beta-1-40 in rats"
Autores: Abdul M. Haque, M. Hashimoto, M. Katakura, Y. Hara, O. Shido

domingo, 9 de janeiro de 2011

Ginseng: 

 

Ginseng é a erva mais estudada do mundo para o aumento da performance física.

Ela é conhecida em todo mundo pelas suas capacidades como estimulador imunológico, estimulador mental, protetor do coração e por desempenhar no alívio do estresse. [1-11]

Existem diversas variações do ginseng, e algumas são melhores do que outras.

Quando você escuta a palavra ginseng, normalmente as pessoas querem dizer panax ginseng, também conhecida como ginseng chinesa, ginseng coreana ou ginseng asiática.

Muitas pesquisas já foram feitas sobre o ginseng, e têm apresentado efeitos impressionantes.

Essa erva tem sido muito usada, há anos, como tônico, estimulante e regenerador. 

Estudos conduzidos por cientistas chineses descobriram que o ginseng tem características ANTI-ENVELHECIMENTO devido à sua capacidade de remover substâncias químicas tóxicas que causam envelhecimento do corpo.

Praticantes de atividades físicas e esportistas podem usar esta erva para aumentar a energia e resistência.

Veja abaixo:
  • Mantém um box fluxo da circulação devido ao aumento e absorção do oxigênio. [5,6]
  •  
  •  Mantém um ótimo nível de sensação física e retarda a fadiga mental e física. [9,11]
Ginseng é a erva mais famosa da China, e vem sendo usada neste país há mais de 7 mil anos. 

É conhecida como a erva panax, e essa erva se tornou símbolo de saúde, força e vida longa para muitos.

NOTA: Este centro foi desenvolvido pelos especialistas do CorpoPerfeito e está protegido pelas leis de direitos autorais. Sua reprodução é proibida. .