domingo, 25 de dezembro de 2011


LIMÃO - CONTROLAR A TENSÃO ALTA

LIMÃO



Luteolina, quercetina, flavonóides e, claro, vitamina C. Esses são os antioxidantes presentes nessa fruta de gosto ácido, mas indispensável para quem deseja viver com mais saúde. Afinal, estas substâncias actuam contra a acção dos radicais livres, afastando doenças como o mal de Alzheimer e a aterosclerose. Sem falar nos limonóides, anticancerígenos que já apresentaram sucesso no tratamento do cancro de mama. E no geraniol, que obteve resultados positivos na inibição de células cancerosas em cobaias. Já o componente do limão que previne o diabetes 2 é o mesocarpo, parte branca que fica entre a polpa e a casca desta fruta.

Controlar tensão alta
Ingredientes: • 3 limões descascados e sem sementes • 2 dentes de alho descascados • 1 copo (200ml) de água de coco
Preparação: Bata no liquidificador os limões, o alho e a água de coco até ficar homogéneo. Beba 1 copo grande (300ml) por dia.

domingo, 4 de dezembro de 2011

Menino desafia médicos e sobrevive a câncer com terapia alternativa (Postado por Danuza Peixoto)


 
Broom tinha 11 tumores e a quimioterapia apresentava poucos resultados. Foto: BBC Brasil Broom tinha 11 tumores e a quimioterapia apresentava poucos resultados
Foto: BBC Brasil

Um menino de 10 anos de idade diagnosticado com uma rara forma de câncer em 2006 vem surpreendendo especialistas na Grã-Bretanha pela melhora em seu estado de saúde depois de se submeter a um tratamento alternativo à quimioterapia.
Connah Broom, da cidade de Flintshire no País de Gales, tinha 11 tumores e a quimioterapia apresentava poucos resultados. Mas, após se submeter ao tratamento, conhecido como terapia fotodinâmica e que custou mais de 200 mil libras (equivalentes a cerca de R$ 560 mil), resta ainda apenas um dos tumores.
Seu médico descreve seu estado físico como impressionante e sua família diz que ele está bem. A avó, Debbie Broom, explicou que após a quimioterapia e outros tratamentos tradicionais terem sido descartados, a família começou a procurar outras formas de combate ao câncer raro, conhecido como neuroblastoma, uma doença que afeta cerca de 80 crianças na Grã-Bretanha anualmente.
Em 2007, eles ouviram falar de uma clínica privada no México que oferecia o tratamento de terapia fotodinâmica. O tratamento usa laser, e outras fontes de luz, combinado com um medicamento que reage à luz (chamado de agente fotossensível) para destruir células cancerígenas.
Em alguns países, como na Grã-Bretanha, a técnica é usada para o tratamento de algumas formas de câncer, como o de pele. O garoto se submeteu a um tratamento intensivo de duas semanas no México, segundo a avó.
Ele prosseguiu então com a terapia em casa, onde mora com os avós e o pai.
Resultados
Agora, após quatro anos, Debbie diz que os 10 tumores secundários do neto se foram. "Estamos lutando e Connah também. Ele está se saindo muito bem", diz ela. Ele ainda tem o tumor primário em seu abdômen e se submete a sessões de duas horas de tratamento, quatro dias por semana.
O garoto também frequenta uma escola em período integral, toca teclado, canta, dança e gosta de jogar futebol e fazer ginástica. A avó está convencida de que o tratamento, aliado a uma dieta orgânica, é o segredo do sucesso do neto.
No entanto, o médico de Connah, Eamonn Jessup, não sabe se o tratamento surtiu efeito ou foi seu corpo que combateu o câncer. "Seu estado é impressionante", diz ele. "É realmente inexplicável que a maioria dos tumores tenha desaparecido."
"Não sei se é por causa do regime seguido ou do tratamento", finaliza. A avó diz que a família continuará com o tratamento até que o último tumor desapareça.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011


Propriedades do gergelim

As propriedades do gergelim são muitas, mas podemos destacar os nutrientes que ele aporta ao nosso corpo, especialmente cálcio e ferro.
Tradicionalmente o gergelim é muito usado na cozinha, especialmente quando falamos de países árabes e da antiga Grécia. Sempre se conheceram as suas propriedades para fortalecer o sistema nervoso, melhorar o metabolismo, prevenir as doenças e retardar o envelhecimento celular.
Como mencionado, o gergelim possui muitos minerais, e pode potenciar a memória e a intelectualidade dos indivíduos; também ajuda no processo circulatório, sendo um alcalizante do sangue e também funciona como laxante.
O consumo de gergelim está recomendado para tratamentos de osteoporose, debilidade óssea ou pulmonar, queda do cabelo ou problemas bucais.

Quinua - o alimento do momento

O que é Quinua?

Quinua é uma planta da família do espinafre, originária da região dos Andes, utilizada pelos Incas antes da chegada dos colonizadores. A quinua tem alto valor nutritivo, sendo rica em aminoácidos e carboidratos, além de conter fibras, sais minerais (cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio, zinco, cobre e manganês) e vitaminas (B1, B2, B3, E). Além disso, a quinua contém ácidos graxos ômega 3, benéficos para o coração.

Quinua pela nutricionista Roseli Rossi


A saúde está no prato que come! Essa frase define a necessidade que o corpo humano tem em consumir alimentos para auxiliar no desenvolvimento e manutenção de todas as células do organismo, a falta de um nutriente pode comprometer a vitalidade. Hoje, um alimento completo e muito festejado pelos nutricionistas, é o grão de quinua.

Fonte de proteína, carboidrato de baixo índice glicêmico, gordura saudável, vitaminas, minerais e aminoácidos, a quinua contêm todos os nutrientes essenciais. O grão tem uma ficha nutricional que serve de aliada a saúde. "A quinua é rica em ômega 3 e 6, gorduras do bem que impedem a deposição de gorduras maléficas nas artérias, ou seja, reduz o colesterol ruim (LDL)", alerta a nutricionista Roseli Rossi.

Outra característica importante é que cada grão tem 20 aminoácidos diferentes e entre eles a LISINA, aminoácido que ajuda a fortalecer a imunidade e a melhorar a capacidade da memória. Já as proteínas, também contidas no cereal, podem auxiliar na elasticidade das fibras musculares e na recuperação de tecidos e células.

 "Os atletas encontram um valor protéico na quinua que pode ajudar na recuperação dos músculos.
As mulheres também podem ser beneficiadas, pois o grão contém fitoestrógenos (hormônios vegetais) que amenizam os sintomas desagradáveis do período pré-menstrual e menopausa", comenta a nutricionista Roseli.


domingo, 6 de novembro de 2011

Estudo mostra que a canela ajuda a combater Alzheimer

Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

O professor israelense Michael Ovadia transformou um trauma infantil em pesquisa de sucesso. O pivô da reviravolta é a canela, aparentemente mais do que um tempero. Segundo Ovadia, a erva aromática pode ajudar a combater uma das doenças mais misteriosas da atualidade, o Mal de Alzheimer, que afeta 18 milhões de pessoas no mundo. Há mais de 50 anos, Ovadia quase foi desclassificado num concurso de conhecimentos de Bíblia ao esquecer a resposta a uma pergunta: que ingredientes formavam o óleo sagrado usado pelos sacerdotes do Templo Sagrado de Salomão? Na última hora, se lembrou da lista, cujo ingrediente mais conhecido é a canela. Acabou tirando um respeitado segundo lugar, mas o episódio nunca saiu de sua cabeça.

Anos depois, já um renomado pesquisador do departamento de Zoologia da Faculdade de Ciências da Vida da Universidade de Tel Aviv, Ovadia decidiu pesquisar porque os israelenses antigos usavam esse óleo para limpar os artefatos sagrados do Templo e proteger seus sacerdotes de doenças causadas pelo contato com sangue devido ao sacrifício de animais. Aos poucos, foi descobrindo que a canela é capaz de neutralizar vários tipos de vírus e infecções. Mas qual não foi sua surpresa ao ousar pesquisar a eficiência da erva na inibição dos chamados oligômeros: conglomerados de proteína beta-amiloide, abundante no cérebro dos doentes de Alzheimer e acusados de causarem perda de memória em mais de 50% dos idosos com mais de 85 anos.

Ovadia liderou e um grupo de pesquisadores formado pelos professores Ehud Gazit, Daniel Segal, Dan Frankel, Anat Frydman Maor e Aviad Levin, conseguiu extrair uma substância líquida da canela que é capaz de inibir o acúmulo progressivo de agregados neurotóxicos do peptídeo beta-amiloide (A-beta) no cérebro dos indivíduos afetados. E mais do que isso: o grupo descobriu que o extrato de canela também é capaz de dissolver as chamadas fibrilas de beta-amiloides, cujo acúmulo no cérebro mata neurônios em pacientes com Alzheimer.

O estudo foi publicado na revista científica PloS ONE em janeiro e causou tanto impacto que a Universidade de Tel Aviv, que entrou com pedido de patente do extrato de canela, já deu permissão para que uma empresa privada desenvolva e distribua remédios à base de canela.

A canela, obtida da parte interna do tronco da caneleira, uma árvore nativa do Sri Lanka, já foi uma das especiarias mais valiosas do mundo. Na Idade Média, seu valor chegou a superar 15 vezes o do ouro. O motivo era seu uso não só como tempero saboroso e aroma inconfundível para fins espirituais, mas também por seus poderes medicinais. Seus compostos (acetato de cinamilo, álcool de cinamilo e cinnamaldehyde) se unem à sua composição mineral (fibra, ferro, cálcio e magnésio) para curar males.

Além dos israelenses, outras culturas milenares apontam a canela como um santo remédio. Citações do uso da erva são datadas de 4000 AC. Os egípcios a usavam para conservar a comida e como analgésico. Os chineses, contra diarreia, gripes, resfriados, indigestão e repelente de mosquistos. Na Índia, os poderes antibactericidas, antioxidantes, anti-inflamatórios e antifúngicos da erva a transformaram num dos principais compostos mediciais. Mas, até hoje, há pouca prova científica de tudo isso.

"Um dos poucos estudos concretos quanto ao poder da canela é o que provou que ela inibe o helicobater pylori, a bactéria que causa a úlcera duodenal", conta Michael Ovadia. "Mas muitas civilizações usavam ervas, plantas e outras produtos naturais contra males. O que eles usavam instintivamente, nós começamos a provar cientificamente".

Hoje, estudos apontam para os possíveis benefícios do tempero no combate a pressão alta, diabetes, herpes, acne, reumatismo, perda de memória, infecções urinárias e até mesmo alguns tipos de câncer. Funcionaria também como um anticoagulante natural indicado para mulheres grávidas e até mesmo como afrodisíaco.

Da Agência O Globo

sexta-feira, 4 de novembro de 2011


Noz, Castanhas e Amendoim: Seus Benefíciosioi

Benefícios do Noz,Castanhas e Amendoim


Nozes,castanhas.amêndoas e amendoins

Use o poder destas  sementes em seu beneficio,pois que combatem dores de cabeças e são mais saudáveis que muitas frutas por ai. •Amêndoa cura dores de cabeça. Um punhado de amêndoas tem o mesmo efeito analgésico de duas aspirinas.E o melhor de tudo é que não faz mal ao estomago.

 Tanto a aspirina quanto a amêndoa contêm salicilatos,substâncias naturais que reduzem inflamações e sinais de dor.E como ambas esbanjam vitamina e, ainda acalmam o sistema nervoso, diminuem a tensão muscular e aumentam a circulação sanguínea na cabeça. 

•Noz ajuda a sair da depressão

 Um quarto de xícara de nozes possui mais ômega-3 do que peixes como atum e sardinha.E você não corre o risco de se intoxicar com o mercúrio,tão comum nos peixes. 



Carência de ômega-3 no organismo prejudica a memória  de curto prazo.Esse nutriente também é responsável por combater crises de depressão e evitar o mal de Alzheimer. •Amendoim retarda o envelhecimento Ele contém resveratrol,substância que retarda o envelhecimento,encontrada no vinho tinto e no suco de uva.Além de repelir os danos relacionados a idade,o amendoim reduz riscos de derrames e demência.Com cerca de 30 nutrientes vitais em sua composição,ele possui mais antioxidantes do que a maçã,cenoura e beterraba.Coma torradinho. •Castanha-do-pará diminui a ansiedade Três castanhas-do-pará farão  você se sentir muito mais calmo e confiante.Elas tem selênio,um mineral que combate a ansiedade.Estudos demonstraram que pessoas com altas taxas de selênio no organismo também se sentem mais felizes do que as outras.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011


Os Benefícios do Amendoim Para a Saúde

Muito pouco ainda se sabe sobre as potencialidades do amendoim, mas estudos realizados no mundo todo já dão indícios sobre alguns de seus benefícios para o corpo e para a saúde do ser humano. Vamos esclarecer e informar algumas destas aqui neste texto, e você saberá por que o amendoim pode ser um forte aliado na sua dieta alimentar.

Uma das melhores características apresentadas pelo amendoim é a presença de ômega 6, um grande aliado ao combate de inflamações no organismo. A ingestão de amendoim protege contra diversas ameaças externas, por este componente favorável.
Certas doenças como o Alzheimer e outros problemas cerebrais também podem ser evitados com o consumo diário deste alimento.
Outro fator importante a ser ressaltado no amendoim é seu caráter afrodisíaco, muito questionado pelos homens. Ainda não foi confirmado a sua veracidade, mas certos estudos identificaram que 30g de amendoim diariamente já contribui diretamente para benefícios na circulação sanguínea, diminuindo o colesterol ruim (LDL) e servindo como antioxidante natural. Seus efeitos se dão diminuindo problemas cardíacos e vasculares.
Com qualidades visíveis, outro benefício do amendoim é seu preço, baixo para o número excessivo de contribuições.
Os Benefícios do Amendoim Para a Saúde alimentacao e treino   Amendoim 1 300x225

quarta-feira, 2 de novembro de 2011


Plantas que emagrecem


Em meio a tantas promessas de enxugar as medidas, investigamos os fitoterápicos que recebem o sinal verde da ciência como auxiliares na perda de peso






por Diogo Sponchiato

Plantas que emagrecem
Chás, extratos de ervas, suplementos naturais... Eles estão na boca do povo e, de tempos em tempos, ganham inclusive garotas-propaganda entre as celebridades que exibem suas curvas na televisão. A impressão é que nem as plantas escapam do ritmo cíclico da moda. Não à toa, quem quer — ou precisa — perder peso costuma se dividir quando uma nova espécie está em evidência: uns a recebem com desconfiança, outros a acolhem como a fórmula secreta para vencer a contenda contra a balança. A verdade é que dá para ficar facilmente perdido diante de inúmeras promessas, na maioria das vezes rejeitadas pelos médicos.

A ciência, porém, não pode desprezar o potencial de certas plantas para integrar uma das frentes de combate à epidemia de obesidade. Embora não sejam a panaceia em matéria de perda de peso, alguns fitoterápicos já passam por testes rigorosos e demonstram seus bons efeitos. Não substituem mudanças de hábito nem, em alguns casos, outros remédios, mas sua ajuda pode ser bem-vinda na hora de afinar o corpo.

Que o diga o popular chá verde. Já existiam indícios de sua capacidade de eliminar gordura e, agora, um estudo brasileiro comprova seus préstimos em seres humanos com quilos a mais. A bebida feita com a planta Camellia sinensis foi alvo de uma pesquisa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo, em Piracicaba, no interior paulista. A educadora física Gabrielle Aparecida Cardoso recrutou mulheres com sobrepeso ou obesidade leve, todas entre 20 e 40 anos. Elas foram divididas em quatro grupos. O primeiro tomava o chá gelado (10 gramas do pó) de manhã e à tarde. O segundo ingeria um preparo falso, o placebo. O terceiro consumia a infusão geladinha dez minutos antes de fazer musculação. E o quarto tomava a bebida fajuta antes de malhar.

"Ao compararmos os dois primeiros grupos, notamos que apenas as participantes que tomaram o chá emagreceram", conta Gabrielle. "Já entre as mulheres que se exercitaram, observamos que ambos os grupos perderam peso. Mas a redução de gordura corporal foi três vezes maior entre as voluntárias que consumiam a bebida", relata. Os dados obtidos mostram que a planta ajuda a esvaziar os redutos gordurosos, diminuir a circunferência abdominal e ainda ganhar massa muscular, dando um gás para a prática de atividade física.

O poder do chá verde parece residir sobre substâncias chamadas catequinas. "Elas inibem uma enzima que atrapalha um mecanismo de queima de gordura e, ainda, elevam o gasto energético do corpo", explica Gabrielle. Aliás, de acordo com a pesquisa, ingerir a infusão em temperatura fria teria a vantagem de torrar mais calorias. "A bebida melhora a disposição, o que incentiva o indivíduo a se mexer e, assim, emagrecer", avalia a pesquisadora.

Outro fitoterápico visitou as bancadas de laboratório depois de começar a fazer sucesso na mídia. Trata-se da pholia negra, um extrato de plantas do gênero Ilex, do qual faz parte, por exemplo, a famosa erva-mate. Suas cápsulas foram submetidas ao crivo científico em um estudo com ratos coordenado pela bióloga Maria Martha Bernardi na Universidade de São Paulo. "Dividimos os animais com sobrepeso em três grupos: o primeiro só comeu uma ração convencional, o segundo ganhou também a pholia negra e o terceiro recebeu sibutramina, remédio usado para controlar o apetite", conta a especialista em farmacologia. Após um mês, os investigadores repararam que a perda de peso foi similar nos dois últimos grupos: os ratinhos se livraram, em média, de 10% da sua massa corporal. 

"Diferentemente da sibutramina, que age no sistema nervoso central, a pholia negra desacelera a atividade do estômago, fazendo com que a comida fique mais tempo lá dentro", explica Maria Martha. Dessa forma, o fitoterápico conseguiria deixar a pessoa saciada por um período maior.

Enquanto aguardamos pesquisas que avaliem o desempenho do extrato em seres humanos, vale voltar os olhos para o Oriente, de onde vem a maioria das últimas fórmulas naturais antiobesidade que chegaram ao país. É o caso das cápsulas do óleo de cártamo, cultuado há anos em países asiáticos. O suplemento, extraído das sementes dessa planta, costuma surtir efeito após seis meses — ele deve ser ingerido antes das refeições. "Seus ácidos graxos essenciais aumentam a oferta de leptina, o hormônio da saciedade", explica a nutricionista Stefania Valente da Silva, do laboratório Herbarium, um dos fabricantes do produto.

O óleo de cártamo tem ainda outro mecanismo de ação: ele ativa o tecido adiposo marrom, reserva que, de maneira diversa da famigerada gordura branca, eleva a temperatura corpórea e faz queimar calorias. "Só que o organismo gasta a energia estocada na gordura branca", diz Stefania. Da Ásia vem outro reforço pró-saciedade. O laboratório Galena trouxe para o Brasil um suplemento à base de pinho coreano, disponível na forma de sachês em farmáciasde manipulação. O óleo da planta tem uma substância que estimula a liberação de hormônios que dão sensação de barriga cheia. Quer mais? Destaque recente, a indiana Mucuna pruriens ainda está sob investigação, mas parece atuar em uma via alternativa. "Trabalhos mostram que ela eleva os níveis de um neurotransmissor ligado ao prazer, o que ajudaria a diminuir a compulsão alimentar", diz a nutricionista Andréia Naves, do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional, em São Paulo.

Apesar de tantas opções e expectativas, Há especialistas que continuam vendo as plantas com reservas. "Ainda faltam estudos em larga escala e dados de eficácia e segurança", diz o endocrinologista Marcio Mancini, do Hospital das Clínicas de São Paulo. Do outro lado, pesquisadores querem explorar ainda mais o potencial da flora brasileira. "Estamos testando mais de 2 mil plantas amazônicas e é provável que algumas delas tenham efeito contra o excesso de peso", conta Martha, que hoje atua na Universidade Paulista. Se a natureza oferece ajuda — e a ciência aprova —, não custa aceitar. 

Consulte o especialista

Um recado a todos que desejam emagrecer com o auxílio de um fitoterápico: nunca saia por aí ingerindo um produto sem a indicação e a orientação de um médico ou de um nutricionista. Lembre-se de que, em dosagens equivocadas ou misturados a remédios, os compostos das plantas podem expor o organismo a uma série de riscos, inclusive fatais. Outro aviso: jamais substitua um medicamento por uma erva com a pretensão de obter o mesmo efeito. Também não vá atrás dos conselhos dados por amigos: o que ajudou no caso deles pode ser mal tolerado pelo seu corpo. E, sempre que for ao médico, não esconda dele que faz uso de um produto à base de plantas.

Efeito sobre a ansiedade

Algumas plantas apresentam propriedades calmantes, caso da melissa e da passiflora, e, assim, em tese, poderiam ajudar algumas pessoas a suprimir aquela vontade louca de comer para aplacar os ânimos. Contudo, faltam estudos que legitimem sua eficiência no controle do apetite e do peso.

Atenção à procedência

Existem diversas versões e marcas de fitoterápicos disponíveis no mercado, a maioria com venda livre. Por isso, fique de olho nos rótulos e dê preferência a produtos fabricados por laboratórios e com selo de aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa.

Plantas


Nome popular: Chá verde
Nome científico: Camellia sinensis
Origem: Índia e China
Partes utilizadas: Folhas
Formas de consumo: em infusão, por meio de sachês, bebidas prontas e cápsulas


Nome popular: Pholia negra
Nome científico: Ilex paraguariensis(e outras)
Origem: Diversas regiões, entre elas América do Sul
Partes utilizadas: Folhas
Formas de consumo: Cápsulas do extrato

Nome popular: Pinho Coreano
Nome científico: Pinus koraiensis
Origem: Coreia
Partes utilizadas: Óleo da castanha ou pinha
Formas de consumo: Sachês, disponíveisem farmácias de manipulação, e cápsulas

Nome popular: Mucuna
Nome científico: Mucuna pruriens
Origem: Índia, África e Caribe
Partes utilizadas: Sementes e frutos
Formas de consumo: Cápsulas

quinta-feira, 20 de outubro de 2011



 GINKGO BILOBA, VASODILATADORES, ANTI-OXIDANTE.


Fonte: http://s319740517.onlinehome.fr/forum-ginkgo+biloba+vasodilatadores+anti+oxidante-pt-SPOCOMP-792-saude.php#792










Melhoria da circulação do sangue, função cerebral, melhora da memória, um poderoso anti-oxidante, disfunção sexual (masculino e feminino)

Nomes comuns: árvore Ginkgo ECU 40.
Nome Botânico: Ginkgo biloba, Ginkgoaceae família.
nomes em Inglês: Ginkgo, árvore de maidenhair.
nomes em chinês: Bai Guo Ye Ginkyo, Yin-Kuo, Yinhsing.
Parte utilizada: folhas.
As propriedades e as capacidades do ginkgo biloba são vasodilatadores que podem tratar problemas de memória, senilidade, problemas de pele, como hemorróidas, varizes, pernas pesadas.
Ginkgo biloba ajuda as pessoas com Síndrome de Raynaud para melhor suportar o frio.
É rico em flavonóides (biflavonas:ginkgolides e bilobalide), um potente antioxidante (como blueberry), atuando sobre a capacidade cognitiva, a circulação, cura de doenças cardiovasculares.

Melhorando o fluxo sanguíneo e função cerebral

  • A folha do extrato de ginkgo melhora o fluxo sanguíneo através de um efeito regulador sobre a expansão e contração (vasodilatadores), os vasos de sangue venoso, é uma combinação de substâncias activas (, bilobalide quercetina, ginkgolides ) que reduz a viscosidade do sangue e protege as células nervosas através de seus efeitos antioxidantes, e, portanto, perturbações da circulação cerebral.
    Também haverá uma grande ajuda por causa do AC capacidade vasodilatadora para varizes, hemorróidas e pernas.
  • Ginkgo biloba melhora a insuficiência circulatória cerebral, aumentando o fluxo sanguíneo para o cérebro que reduz a perda de memória, atenção, concentração, confusão, depressão, ansiedade, tontura, tinnitus (zumbido nos ouvidos), impede a doença de altura e dores de cabeça, aumentando a curto prazo cognitiva.
  • Em muitas terapias ginkgo biloba é usado nas fases iniciais da doença de Alzheimer, para reduzir e retardar a progressão da demência senil.

Poderoso antioxidante

Poderoso antioxidante, ginkgo biloba protege o cérebro, controlando a ação deletéria dos radicais livres devido ao envelhecimento. Ela promove a captura de radicais livres no cérebro e na retina.Assim eles desaceleram o envelhecimento da retina e contribuir para reduzir os problemas associados com o envelhecimento.

Macho e fêmea disfunção sexual.

  • Nos homens sofrem de disfunção erétil causada por um distúrbio ou má circulação sanguínea, melhora o Ginkgo biloba, restaura a função eo desempenho sexual.
    Em mulheres e homens que trata a disfunção sexual causada por antidepressivos (desejo diminuído, disfunção erétil, dificuldade em atingir o orgasmo). O extrato de ginkgo biloba pode corrigir esse problema.
  • Ginkgo biloba estimula a função sexual, desejo sexual, é amplamente conhecida por suas propriedades afrodisíacas.
  • Tome Ginkgo biloba antes das refeições com um copo cheio de água

A duração do tratamento

Ginkgo pode ser tomada em cursos de 3 a 6 meses, renovável, dependendo da condição a ser tratada e sua importância. Você precisa consumir ginkgo muito regularmente para bons resultados.

Ginkgo é utilizado para:
  • fluxo de sangue,
  • funcionalidade do cérebro,
  • melhorar a memória,
  • naturalmente proteger-se dos radicais livres (antioxidantes)
  • melhorar a resposta do cérebro,
  • para reduzir os sintomas e retardar a progressão da demência senil e da doença de Alzheimer (fase inicial)
  • reduzir os distúrbios da circulação cerebral,
  • melhorar a função cognitiva após 50 anos
  • impedir a doença de montanha,
  • tratar tonturas,
  • tratamento do zumbido,
  • tratar dores de cabeça de origem vascular,
  • disfunção sexual,
  • estimular a função sexual,
  • disfunção erétil,
  • desempenho sexual,
  • suas propriedades afrodisíacas.
Atenção: Ginkgo afina o sangue, não ter casos de hemofilia.As mulheres grávidas antes do parto e aqueles que estão prestes a se submeter a cirurgia deve evitar tomá-lo. 

domingo, 9 de outubro de 2011

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Ginkgo biloba tem poder

Nome Científico: Ginkgo biloba L.
Nome popular: Nogueira-do-japão
Origem: Extremo Oriente
Aspecto: As folhas se dispõem em leque e são semelhantes ao trevo. A altura da árvore pode chegar a 40 metros. O fruto lembra uma ameixa e contém uma noz que pode ser assada e comida

Pesquisas alimentam a esperança de que a planta do Oriente previna (e ataque) tumores no ovário, na mama, no cérebro e no fígado. Com o seu extrato por perto, as células malignas se autodestroem

por Duda Teixeira | design Thiago Lyra | foto Dercílio

A ginkgo biloba foi a primeira planta a brotar após a destruição provocada pela bomba atômica na cidade de Hiroshima, no Japão

A ginkgo já é famosa por suas façanhas. O extrato obtido de suas folhas comprovadamente reduz as tonturas, refresca a memória, alivia as dores nas pernas e nos braços e acaba com o zumbido no ouvido.

Por tudo isso ela arrebanhou uma vasta clientela, composta na maior parte por idosos.

Mas suspeita-se que o poder dessa planta de folhas de formato de leque vá além.

Estudos realizados em laboratório e com seres humanos sugerem sua capacidade de prevenir e atacar tumores — mais um importante item que se acrescenta ao seu currículo.

Uma das pesquisas que obtiveram resultados mais estrondosos foi concluída no final do ano passado.

Ao todo, 1 388 mulheres foram acompanhadas por seis meses. Todas relataram tomar algum tipo de remédio fitoterápico — equinácea, ervade- são-joão, ginseng e ginkgo.

As que ingeriram esta última diariamente tiveram uma incidência 60% menor de tumores de ovário. Para entender o que estava ocorrendo, os surpresos cientistas levaram a ginkgo para dentro do laboratório.

Lá misturaram o extrato da planta a culturas de células de ovário cancerosas. Bastou uma pequena dose para que o crescimento delas fosse reduzido em 80%.
ESTUDO PIONEIRO
Foi a primeira vez que se vislumbrou uma relação entre a ginkgo e o combate ao câncer de ovário.

"Como o nosso estudo é pioneiro, as conclusões precisam ser confirmadas por novos trabalhos", disse à SAÚDE! Daniel Cramer, diretor de Obstetrícia e Ginecologia Epidemiológica do Brigham and Women's Hospital, ligado à Escola Médica Harvard, nos Estados Unidos. "Até que outras investigações sejam feitas, acredito que mulheres com mais de 50 anos e histórico familiar de câncer de ovário deveriam considerar tomar ginkgo", diz ele.

Quando se fala em tumores em geral, o relatório de Cramer não é tão inovador assim. Mais de 50 estudos sobre ginkgo e câncer já foram catalogados. Em 2002 uma pesquisa conduzida pelo grego Vassilios Papadopoulos mostrou em laboratório e em testes clínicos que a ginkgo inibe o crescimento agressivo de tumores de mama.

Também existem trabalhos sobre câncer cerebral e de fígado. "Essa já não é uma área de pesquisa em sua infância", diz Nise Yamaguchi, pesquisadora da USP e vice- presidente do Núcleo de Apoio ao Paciente com Câncer, em São Paulo. "Já existem muitos estudos consistentes. E com conclusões parecidas."
A maneira como a ginkgo e seus componentes agem em escala celular ainda não foi totalmente decifrada, mas há algumas hipóteses. "Talvez a planta esteja envolvida com a habilidade do organismo de causar apoptose, a morte programada de células defeituosas", diz Cramer (veja infográfico na próxima página).

Outras estratégias descritas em diferentes trabalhos são sua habilidade para inibir os vasos que alimentam o câncer e sua capacidade de evitar danos ao DNA. Esses efeitos são obtidos por meio da ação de duas substâncias, os terpenóides e os bioflavonóides. Os primeiros viraram objeto de estudo mais recentemente. Os bioflavonóides, contudo, são conhecidos de longa data. Agem como antioxidantes, combatendo os radicais livres e impedindo o envelhecimento. Ambos fazem parte do mesmo extrato, o EGb 761 — matéria-prima dos comprimidos vendidos em farmácias.
O comprimido de ginkgo biloba desencadeia diversas reações que vão desde os pés até os ouvidos. Os vasos sangüíneos se dilatam e o sangue fica menos viscoso (mais "fino", como se diz). Assim, corre mais rápido, com mais facilidade, e alcança melhor os lugares mais distantes do coração. O labirinto, estrutura que pertence ao ouvido, passa a ser mais bem irrigado e oxigenado, o que ajuda a acabar com tonturas e zumbidos. As áreas do cérebro responsáveis pela memória e pelo raciocínio ficam mais despertas. O fluxo mais intenso também acaba com as dores nos braços e nas pernas, comuns na terceira idade. "A ginkgo produz muitos resultados e por isso divide com a ervade- são-joão o título de planta mais estudada na atualidade", afirma João Batista Calixto, professor de farmacologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e autoridade brasileira em medicamentos fitoterápicos.
Entre todas as benesses creditadas à planta, uma passou a ser questionada recentemente. É a que se refere à contribuição da ginkgo aos pacientes com Alzheimer. "Possivelmente o benefício seja alcançado apenas se a droga for utilizada de forma preventiva, anos antes do início da doença", diz Orestes Forlenza, psiquiatra e pesquisador do Laboratório de Neurociências da Universidade de São Paulo. "Os estudos clínicos da ginkgo para o tratamento de demências não demonstraram vantagens consistentes, possivelmente porque já era tarde demais e o tamanho do efeito era muito pequeno para modificar o curso clínico", explica o pesquisador, que fez uma revisão da literatura médica sobre o assunto.

São raros os casos de efeitos colaterais advindos da ingestão de ginkgo, mas não se pode ignorá-los. O remédio possui tarja vermelha e só pode ser vendido com receita médica (a dose máxima recomendada é de 240 mg/dia).

Esse cuidado existe porque, ao dilatar os vasos sangüíneos, a ginkgo pode provocar enxaqueca e aumentar a sensibilidade da pele, causando alergias. Esse problema é maior nas cápsulas de pó macerado e nas folhas para chá, vendidas em lojas de produtos naturais. Além de ter a eficiência questionada (veja o quadro na próxima página), elas possuem grandes quantidades de um ácido capaz de irritar a pele.

Ao afinar o sangue, a planta também pode causar sangramentos (antes de submeter um paciente a cirurgia, os médicos costumam pedir que cesse a ingestão do comprimido). Na bula do medicamento há ainda advertências com relação a distúrbios gastrointestinas e queda de pressão arterial. "A ginkgo é uma planta segura, mas deve ser usada com cautela", resume o americano Daniel Cramer.

MORTE PROGRAMADANa presença da ginkgo, as células malignas se autodestroem
1 - PROCESSO NORMALQuando alguma célula se danifica, sofre radiação ou infecção, o organismo envia uma ordem para que ela se autodestrua. Esse processo é chamado de apoptose.
2 - CÉLULAS TUMORAIS
De vez em quando surgem células malignas que podem se multiplicar desordenadamente. O corpo manda a mesma ordem de implosão, mas elas não obedecem.
3 - COM GINKGO
Na presença da ginkgo, as células tumorais ficam menos "teimosas". Quando a
mensagem chega, a célula pode ter a membrana rompida. Os restos são comidos
por fagócitos, defensores do corpo.
O QUE JÁ SE COMPROVOU?
Dos muitos benefícios atribuídos à ginkgo, alguns foram validados pela literatura científica e outros, desacreditados





ZUMBIDOS NO OUVIDO E TONTURA São os principais chamarizes da planta. Ao aumentar a circulação no labirinto, estrutura interna do ouvido, a ginkgo diminui zumbidos e melhora a sensação de equilíbrio.



DORES EM BRAÇOS E PERNAS
Os benefícios do extrato para a circulação se refletem na melhor irrigação das áreas mais distantes do coração, o que alivia as dores nos membros.



ENVELHECIMENTO
Seus bioflavonóides são antioxidantes que combatem os radicais livres e evitam danos às células, acumulados com a idade.



CÂNCER DE OVÁRIO Um estudo publicado em outubro de 2005 mostrou que a incidência desses tumores diminuiu entre 60% e 70% nas mulheres que ingeriram comprimidos com extrato de ginkgo.



CÂNCER DE MAMA
Testes preliminares em laboratórios e estudos clínicos publicados em 2002 indicaram que o extrato das folhas pode inibir a proliferação agressiva de tumores de mama.



MEMÓRIA
A Organização Mundial da Saúde considera que a ginkgo melhora a capacidade de memória e de aprendizado, mas estudos recentes começam a pôr em dúvida se o efeito persiste no longo prazo.



ALZHEIMER A ginkgo já foi aprovada em alguns países para ajudar na prevenção dessa doença. Contudo, novos testes não mostraram benefícios consistentes quando o mal já está instalado.



COMPROVADO EM TESTE CONTESTADO
ALENTO EM CHERNOBYL
Em 1986 a usina nuclear de Chernobyl, na então União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, sofreu uma forte explosão de vapor seguida de incêndio. Mais de 200 mil pessoas tiveram de ser transferidas para evitar os efeitos da radiação.
Um estudo publicado em 1995 ministrou extrato de ginkgo para 30 trabalhadores que estavam na área do acidente. Por dois meses eles tomaram três comprimidos de 40 mg. Ao final, a ginkgo reduziu os efeitos colaterais provocados pelas radiações excessivas e diminuiu o número de porções alteradas no DNA desses homens.

PRODUÇÃO GLOBAL
O extrato usado nos comprimidos viaja pelo mundo antes de chegar às prateleiras das farmácias. Em geral, as árvores são cultivadas na região de Bordeaux, na França, e na Carolina do Sul, nos Estados Unidos — tidas como as mais adequadas para o cultivo da planta. Depois de colhidas, as folhas são enviadas à Irlanda para serem extraídas. Em seguida a matéria-prima é exportada para vários países (o Brasil é um deles) onde os comprimidos são feitos e embalados.
DÁ PARA CONFIAR?Nas farmácias brasileiras, os comprimidos de extrato de ginkgo vendidos só com receita médica competem com cápsulas de pó moído e folhas, em embalagens expostas nas prateleiras ao alcance do consumidor. Muita gente relata efeitos benéficos advindos dessas fórmulas alternativas. Mas seriam elas tão eficazes quanto os comprimidos? A resposta é não. Pesquisadores da UFSC fizeram testes para saber quanto tem de componentes do extrato EGb 761 nessas cápsulas e nas folhas da planta.

Conclusão: para obter a mesma quantidade de um único comprimido de 120 mg seriam necessárias 20 cápsulas de 200 mg de pó moído. Quanto ao chá, a eficácia depende da qualidade da matéria-prima. "Mas seria preciso ingerir grande quantidade, já que os teores das substâncias ativas no chá caseiro são baixos", afirma Cláudia Simões, autora do trabalho e pesquisadora da UFSC.

"A proporção ideal só é obtida com os extratos secos padronizados."
ilustração Diego Sanches produção Lívia Badan/Tenman-Ya

 

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Pimenta pode colaborar contra o câncer da próstata

15 de março de 2006 • 12h39 • atualizado às 12h40

A substância que deixa a pimenta ardida também pode levar células de câncer de próstata ao suicídio, segundo uma pesquisa de cientistas do Cedars-Sinai Medical Center, nos Estados Unidos. 
 
Testes mostraram que essa substância, chamada CAPSAICINA, fez com que 80% das células de câncer de próstata iniciassem o processo que as leva à morte.

A pesquisa, que foi publicada no jornal Cancer Research, também constatou que os tumores tratados com capsaicina ficaram menores.

Especialistas em próstata da Grã-Bretanha dizem que a CAPSAICINA pode ser a base de um futuro remédio, mas alertaram que o hábito de comer pimenta em exagero é associado à alta incidência de câncer de estômago.
 

Mutações

No estudo, os cientistas do Cedars-Sinai Medical Center usaram ratos que tinham sido geneticamente modificados e continham células humanas de câncer de próstata.

Eles receberam uma dose de extrato de pimenta equivalente a 400 mg de CAPSAICINA três vezes por semana para um homem de 91 quilos.

Isso seria o mesmo que ingerir de três a oito pimentas muripi, as que têm maior quantidade da substância.

Células normais passam por um processo constante em que milhões delas morrem a cada segundo ¿ processo conhecido como apoptose ¿ e outras milhões são produzidos para manter o número de células existentes.

Algumas células, porém, conseguem evitar a apoptose (morte celular programada) por meio de mutação ou desregulamentação dos genes que participam no suicídio programado das células.

Os cientistas perceberam que a capsaicina aumentou a quantidade de certas proteínas envolvidas no processo de suicídio das células.

A substância também reduziu a quantidade de PSA (antígeno específico da próstata, na sigla em inglês), uma proteína produzida pelas células cancerosas da próstata.
 

Peixe

"A CAPSAICINA teve um efeito antiproliferante profundo sobre células de câncer de próstata humanas em cultura", disse Soren Lehmann, cientista que liderou a pesquisa.

"Isso reduziu dramaticamente o desenvolvimento de tumores na próstata", completou.

Chris Hailey, chefe de pesquisa da organização britânica The Prostate Cancer Charity disse que o "trabalho em células baseado em laboratório é muito interessante, mas não se sabe ainda como, e nem se, pode ajudar homens com câncer de próstata".

"Pode ser possível extrair CAPSAICINA e toná-la disponível como um medicamento", dise Hailey.

"Nesse meio tempo, alertamos os homens contra aumentar sua ingestão semanal de pimentas ardidas ¿ a grande ingestão de pimentas ardidas está ligada a câncer de estômago nas populações do México e da Índia".

"Por ora, se os homens com câncer de próstata querem melhorar sua dieta, eles devem evitar comidas gordurosas, devem comer menos carne vermelha e carne processada, aumentar o consumo de peixe e comer uma variedade de frutas e legumes todos os dias."
BBC Brasil - BBC BRASIL.com - Todos os direitos reservados.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Estudo mostra que a canela ajuda a combater Alzheimer

Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
22/06/2011 | 19h41 | Saúde




O professor israelense Michael Ovadia transformou um trauma infantil em pesquisa de sucesso. O pivô da reviravolta é a canela, aparentemente mais do que um tempero. Segundo Ovadia, a erva aromática pode ajudar a combater uma das doenças mais misteriosas da atualidade, o Mal de Alzheimer, que afeta 18 milhões de pessoas no mundo. Há mais de 50 anos, Ovadia quase foi desclassificado num concurso de conhecimentos de Bíblia ao esquecer a resposta a uma pergunta: que ingredientes formavam o óleo sagrado usado pelos sacerdotes do Templo Sagrado de Salomão? Na última hora, se lembrou da lista, cujo ingrediente mais conhecido é a canela. Acabou tirando um respeitado segundo lugar, mas o episódio nunca saiu de sua cabeça.

Anos depois, já um renomado pesquisador do departamento de Zoologia da Faculdade de Ciências da Vida da Universidade de Tel Aviv, Ovadia decidiu pesquisar porque os israelenses antigos usavam esse óleo para limpar os artefatos sagrados do Templo e proteger seus sacerdotes de doenças causadas pelo contato com sangue devido ao sacrifício de animais. Aos poucos, foi descobrindo que a canela é capaz de neutralizar vários tipos de vírus e infecções. Mas qual não foi sua surpresa ao ousar pesquisar a eficiência da erva na inibição dos chamados oligômeros: conglomerados de proteína beta-amiloide, abundante no cérebro dos doentes de Alzheimer e acusados de causarem perda de memória em mais de 50% dos idosos com mais de 85 anos.

Ovadia liderou e um grupo de pesquisadores formado pelos professores Ehud Gazit, Daniel Segal, Dan Frankel, Anat Frydman Maor e Aviad Levin, conseguiu extrair uma substância líquida da canela que é capaz de inibir o acúmulo progressivo de agregados neurotóxicos do peptídeo beta-amiloide (A-beta) no cérebro dos indivíduos afetados. E mais do que isso: o grupo descobriu que o extrato de canela também é capaz de dissolver as chamadas fibrilas de beta-amiloides, cujo acúmulo no cérebro mata neurônios em pacientes com Alzheimer.

O estudo foi publicado na revista científica PloS ONE em janeiro e causou tanto impacto que a Universidade de Tel Aviv, que entrou com pedido de patente do extrato de canela, já deu permissão para que uma empresa privada desenvolva e distribua remédios à base de canela.

A canela, obtida da parte interna do tronco da caneleira, uma árvore nativa do Sri Lanka, já foi uma das especiarias mais valiosas do mundo. Na Idade Média, seu valor chegou a superar 15 vezes o do ouro. O motivo era seu uso não só como tempero saboroso e aroma inconfundível para fins espirituais, mas também por seus poderes medicinais. Seus compostos (acetato de cinamilo, álcool de cinamilo e cinnamaldehyde) se unem à sua composição mineral (fibra, ferro, cálcio e magnésio) para curar males.

Além dos israelenses, outras culturas milenares apontam a canela como um santo remédio. Citações do uso da erva são datadas de 4000 AC. Os egípcios a usavam para conservar a comida e como analgésico. Os chineses, contra diarreia, gripes, resfriados, indigestão e repelente de mosquistos. Na Índia, os poderes antibactericidas, antioxidantes, anti-inflamatórios e antifúngicos da erva a transformaram num dos principais compostos mediciais. Mas, até hoje, há pouca prova científica de tudo isso.

"Um dos poucos estudos concretos quanto ao poder da canela é o que provou que ela inibe o helicobater pylori, a bactéria que causa a úlcera duodenal", conta Michael Ovadia. "Mas muitas civilizações usavam ervas, plantas e outras produtos naturais contra males. O que eles usavam instintivamente, nós começamos a provar cientificamente".

Hoje, estudos apontam para os possíveis benefícios do tempero no combate a pressão alta, diabetes, herpes, acne, reumatismo, perda de memória, infecções urinárias e até mesmo alguns tipos de câncer. Funcionaria também como um anticoagulante natural indicado para mulheres grávidas e até mesmo como afrodisíaco.

Da Agência O Globo

terça-feira, 21 de junho de 2011

Toda Fruta - O Poder de Cura das Frutas



Toda Fruta -O Poder de Cura das Frutas


Com seu fantßstico poder de cura, Ú previsÝvel que o seu ¾leo essencial, extraÝdo de ... Eles faziam maceraþÒo de plantas, obtendo ¾leos para massagens e ...
www.todafruta.com.br/todafruta/noticias_su.asp?... - Em cache - Similares
 

SUCO DE BLUEBERRY PODE MELHORAR A MEMÓRIA DE IDOSOS
APROVEITE A SAFRA DO MORANGO: FRUTA QUE REJUVENESCE E ELIMINA COLESTEROL RUIM
CONTRA O ESTRESSE, MEL+O
A BANANA NUNCA MAIS SER- A MESMA
A FRUTA DA MODA
FRUTITERAPIA
MORANGO + UM GRANDE ALIADO DA BELEZA
OS BENEFICIOS DO TOMATE
MUITA FRUTA C-TRICA PROVOCA C-RIE ALERTA ESPECIALISTA
EXTRATO DE UVA PODE COMBATER BACT+RIA CAUSADORA DA GASTRITE, DIZ ESTUDO
FARINHA DE MARACUJ- REDUZ A ABSORÃ+O DE GORDURA
GOIABA REDUZ COLESTEROL E AJUDA NO EMAGRECIMENTO
AÃA- TEM ANTIOXIDANTES NATURAIS BEN+FICOS + SA+DE
CUPUAÃU E BURITI PODEM EVITAR C-NCER DE PELE
LIM+O X RINS
AMORA-PRETA: UMA FRUTA ANTIOXIDANTE
FRUTAS, UM DOCE REM+DIO
OPÃ+O SAUD-VEL, FIGO + FRUTA RICA EM POT-SSIO E FIBRAS
ËLEO ESSENCIAL DE LIM+O
O FLORAL DO LIM+O
OS ËLEOS ESSENCIAIS DAS FRUTAS C-TRICAS
ESTUDO COMPROVA BENEF-CIOS DO CONSUMO DE FRUTAS
A CASCA DO LIM+O CONT+M D-LIMONENO
O LIM+O NA AROMATERAPIA
XAROPE DE LARANJA
BANANA PODE REDUZIR DEPRESS+O, REVELA ESTUDO FILIPINO
USO MEDICINAL DO ABACATE - 3
BANANA PARA VACINA CONTRA HEPATITE B
USO MEDICINAL DA BANANA û 3
USO MEDICINAL DA MANGA - 2
PROPRIEDADES MEDICINAIS DA UVA
USO MEDICINAL DOS CITROS
SUCO DE MAÃ+ PODE PREVENIR ASMA, DIZ ESTUDO
USO MEDICINAL DA BANANA - 2
USO MEDICINAL DO ABACATE - 2
USO MEDICINAL DA MANGA
USO MEDICINAL DA BANANA
DIETA RICA EM FRUTAS E VERDURAS AUXILIA NA PREVENÃ+O DO C-NCER NA PRËSTATA
USO MEDICINAL DO ABACATE
CACAU PODE DIMINUIR PRESS+O SANG_-NEA, AFIRMA PESQUISA
DIETA RICA EM FRUTAS REDUZ RISCO DE C-NCER DE CËLON
FRUTAS E VEGETAIS PREVINEM TROMBOEMBOLISMO
CACAU PODE PROTEGER CONTRA C-NCER E DERRAME
PITANGA COLOCA A EMBRAPA NA LUTA CONTRA O C-NCER
ALIMENTOS FUNCIONAIS: ôDRA. UVAö
BACUPARI - POTENCIAL ANTICANCER-GENO
SUBST-NCIA DO MORANGO MELHORA A MEMËRIA, DIZ ESTUDO
NOZES COMBATEM DANOS DE GORDURA NAS ART+RIAS
DEZ MOTIVOS PARA CONSUMIR PRODUTOS ORG-NICOS
PROPRIEDADES TERAP-UTICAS DAS FRUTAS
A MEDICINA REMOTA DO PIAU-
TANGERINA ÆDIMINUI RISCO DE C-NCER DE F-GADO E INFARTOÆ
JAMEL+O PODE COMBATER C-NCER
MAÃ+ AJUDA A COMBATER DOENÃAS BUCAIS EM ALDEIA IND-GENA
O PODER DE CURA DO LIM+O
AÃA- TEM USO ODONTOLËGICO
LARANJA PARA O CORAÃ+O
MAÃ-S E EMAGRECIMENTO
BANANA, ALIMENTO PARA OS M+SCULOS INCLUSIVE O DO CORAÃ+O
CHOCOLATE N+O + SË PARA CONQUISTAR, + TAMB+M PARA CURAR!
LARANJA FAZ PARTE DA DIETA CONTRA O ALZHEIMER
FITOTER-PICOS N+O DEVEM SUBSTITUIR REM+DIOS
USO MEDICINAL DE FRUTAS
NANOTECNOLOGIA POTENCIALIZA PODER CURATIVO DA ROM+
A FORÃA DA UVA
AMORA PODE SER EFICAZ CONTRA HERPES, DIZ ESTUDO
ENVELHEÃA COM SA+DE
POTENCIAL ANTICANCER-GENO DO AÃA- + REFORÃADO
MAÃ+ E O CORAÃ+O:
GUARAN- CONTRA O C-NCER
CAROÃO DE ABACATE
MARACUJ-: USO MEDICINAL
SUCOS - TÈNICO DA BELEZA E SA+DE
RICA EM SUBST-NCIAS BEN+FICAS PARA A PELE, A JABUTICABA TORNA-SE INGREDIENTE DE COSM+TICOS
COMA LARANJA E LIBERTE-SE DO INTESTINO PRESO
CASCA DE MAÃ+ NO COMBATE AO C-NCER
AGREGUE MAÃ+ + SUA ALIMENTAÃ+O DI-RIA...E RESPIRE MELHOR!!!
MANGA NO CONTROLE DO DIABETES
NOZ O ANTIOXIDANTE NATURAL
SUBST-NCIA DO CHOCOLATE PODE PARAR TOSSE, DIZEM CIENTISTAS
CHOCOLATE AMARGO MELHORA CIRCULAÃ+O SANG_-NEA, DIZ ESTUDO
CASCAS DE FRUTAS C-TRICAS COMBATEM COLESTEROL
ANTI-HIPERTENSIVO NA CASCA DE UVA
13/05 - ENTREVISTA - TRATAMETO DE HEMORRËIDAS (COM JATOB-)
ACEROLA COMBATE FALTA DE VITAMINA C E ANEMIA
O FRESCOR DE VOLTA PARA SUA PELE
CURA DO LIM+O
CARDIOLOGIA - AS RELAÃiES ENTRE O BOM E O MAU
07/12 - LARANJA POSSUI ELEMENTO ATIVO CONTRA C-NCER INFANTIL
16/11 - POMADA DE JACA
08/11 - ESTUDO COMPROVA EFIC-CIA DA POLPA DA LARANJA NO COMBATE A DIABETES
03/09 - CHOCOLATE AJUDA ART+RIAS, DIZEM GREGOS
19/08 - GOVERNO DO ESTADO IMPLEMENTA PROGRAMA DE FITOTERAPIA
19/07 - PESQUISADOR APRESENTA SOLUÃ+O + BASE DE LIM+O PARA MATAR HIV
12/07 - -GUA DE COCO EM PË
12/07 - CAMU-CAMU: PURA VITAMINA C
AS FRUTAS QUE CURAM
FRUTAS MEDICINAIS
22/06 - CONSUMO DI-RIO DE MEIO QUILO DE FRUTAS PREVINE C-NCER
14/06 - ESTUDO COMPROVA VALOR MEDICINAL E NUTRICIONAL DE MAIS DUAS ESP+CIES FLORESTAIS DA AMAZÈNIA
09/06 - FRUTAS C-TRICAS COLABORAM PARA A REDUÃ+O DO COLESTEROL
21/05 - CORANTE DE AÃA- VIRA MAT+RIA-PRIMA PARA SOLUÃ+O ODONTOLËGICA
MAM+O CICATRIZANTE
A CURA DO PUR- DE MAÃ+S PARA CRIANÃAS E ADULTOS
AL+M DO VALOR NUTRITIVO, AS FRUTAS TAMB+M T-M EFEITO MEDICINAL.
26/04 - ALIMENTOS PODEM SUBSTITUIR REM+DIOS
29/03 - MAIS FRUTAS, MENOS DOENÃAS
29/03 - MAÃ+: DE FRUTO PROIBIDO A REM+DIO
29/03 - MIRTILO, O BLUEBERRY BRASILEIRO
29/03 - A FRUTA CAMPE+ DE VITAMINA C
29/03 - SUCO CONTRA O ESTRESSE
18/03 - USP DESENVOLVE POMADA CICATRIZANTE + BASE DE PROTE-NA DA JACA
17/03 - FRUTAS E VEGETAIS PRESERVAM OSSOS
11/03 - AL-VIO PARA A IRRITAÃ+O DA GARGANTA
27/02 - LARANJA E ESTERËIS, EFICAZES CONTRA O COLESTEROL
11/12 - DIETA BALANCEADA SUPRE NECESSIDADE DE VITAMINAS
03/12 - UMA LARANJA POR DIA PODE EVITAR CERTOS TIPOS DE C-NCER, DIZ ESTUDO
28/11 - INTERAÃiES FITOTER-PICAS
BAUNILHA
19/09 - FRUTAS REDUZEM RISCO DE CONTRAIR ASMA, DIZ ESTUDO
21/08 - PLANTAS DA AMAZÈNIA REINAM EM COSM+TICOS E SABONETES
ENRIQUEÃA SUA ALIMENTAÃ+O COM FRUTAS
16/06 - CASTANHA-DO-PAR- PODE AJUDAR A PREVENIR C-NCER
25/05 - COMBATE + DIABETE
22/05 - MERCADO DA SA+DE + NOVO NICHO DO VINAGRE
22/05 - PROPRIEDADES TERAP-UTICAS
VALOR NUTRICIONAL E AÃ+O TERAPEUTICA DA MAÃ+
VALOR MEDICINAL DA MAÃ+
VALOR MEDICINAL DAS FRUTAS


. . . . . . . . Enquete  
O que vocÛ sabe sobre a cultura da Pereira no Brasil?
Muito.
Pouco.
Nada.
Copyright © 2003 Todos os direitos reservados