sábado, 23 de junho de 2012


Resumo das Notícias Publicadas pelos Principais Jornais do País (Sinopse Radiobras), do Dia em que o Internauta Clicar no LINK abaixo:



Sempre que o leitor acessar um dos BLOGS do PAINEL DO PAIM, encontrará, à direita da página, os LINKs do GOOGLE NEWS (http://news.google.com/) e do site de EDSON PAIM NOTÍCIAS (http://www.edsonpaim.com.br/), cujo acesso 
No terceiro LINK de cada um dos 600 (ou 599) BLOGS DO PAINEL DO PAIM estamos a colocar sites relativos ao tema referido no nome do BLOG, com a finalidade de ampliar, ainda mais, o alcance do referido PAINEL.
EXEMPLO:
Como exemplo, colocamos abaixo os três LINKS inscritos no seguinte BLOG, onde o da RADIOBRAS ocupa o terceiro lugar:  


,

está inscrito como o terceiro LINK do seguinte Blog:

Resumo de Notícias dos Jornais (N. 119 da série de 600 Blogs do Painel 


Links

o que permitirá ao leitor o acesso ao BANCO DE NOTÍCIAS da RADIOBRAS, do dia em que clicar, dispensando a atualização diária, pelo  autor, pois torna o referido Blog e esta Postagem atualizaveis AUTOMATICAMENTE.

quarta-feira, 20 de junho de 2012


Dicionário de Português (Aurélio) no Painel do Paim

CLIQUE NO SEGUINTE LINK, PARA ACESSAR O DICIONÁRIO AURÉLIO ONLINE:

http://www.dicionariodoaurelio.com/

domingo, 17 de junho de 2012


Alguém pode me dar informações nutricionais sobre cascas de frutas?

frutas como banana, maçã, manga, mamão

Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta

As pessoas costumam jogar no lixo cascas de frutas e folhas e talos de hortaliças, que muitas vezes contêm nutrientes como vitamina C, carboidratos, proteínas e fibras em quantidades maiores do que as encontradas nas partes consumidas desses produtos


O valor nutricional de frutas e legumes não é nenhuma novidade. O que as pessoas não sabiam é que as cascas, folhas e talos de alguns desses alimentos possuem nutrientes como vitamina C, carboidratos, cálcio e fibras, muitas vezes em quantidades superiores às da própria polpa. Essa descoberta faz parte de uma pesquisa desenvolvida no Instituto de Biociências (IB), campus de Botucatu, que avaliou o valor nutricional, em cada 100 gramas, de 20 espécies de frutas e hortaliças das mais consumidas pelos brasileiros.

O estudo integra o projeto Alimente-se Bem, promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) de São Paulo, que ensina donas-de-casa de comunidades carentes a preparar receitas baratas e nutritivas. (Leia texto na página ao lado.) “Sempre soubemos que as cascas também contêm vitaminas e nutrientes, mas não conhecíamos a quantidade dessas substâncias”, comenta Tereza Watanabe, diretora de Alimentação do Sesi-SP, que solicitou a ajuda da UNESP para a realização do projeto.

“Por falta de conhecimento da população sobre o valor nutricional dos talos, folhas e cascas e como aproveitá-los nos pratos, eles acabam indo para o lixo, algo inadmissível em um país em que a desnutrição atinge cerca de 22 milhões de pessoas”, comenta Giuseppina Lima, docente do Departamento de Química e Bioquímica do IB e coordenadora da pesquisa.

Presença da vitamina C

A folha da couve-flor foi o produto que mais surpreendeu os pesquisadores. Embora geralmente não seja aproveitada no preparo de pratos, o estudo constatou que 100 g da folha contêm 122 mg de vitamina C, quantidade quatro vezes
maior do que no mesmo volume da polpa da laranja, por exemplo. A casca do mamão, por sua vez, registrou 52 mg. “Esses dois alimentos possuem níveis acima da dose diária de 45 mg da vitamina, recomendada pelos médicos”, aponta Giuseppina.

A vitamina C é um dos nutrientes mais importantes para o organismo. Sua carência pode levar a distúrbios neurológicos, dores musculares, perda de dentes e ao escorbuto, doença que provoca hemorragia nas gengivas. Outra função importante é a de neutralizar a ação dos radicais livres, moléculas associadas ao envelhecimento e à formação de tumores. Goiaba, acerola, morango, tomate, pimentão, manga, caju e limão também têm bons níveis da vitamina.

Já em 100 g de casca de laranja, os pesquisadores acharam 107 mg de fósforo, volume bem superior ao verificado na polpa da fruta (18 mg). Esse elemento químico é utilizado pelas células humanas para armazenar e transportar energia em forma de calorias. “O fósforo potencializa os efeitos de algumas vitaminas, especialmente as do complexo B, que ajudam a transformar os carboidratos, lipídios e proteínas em energia, fortalecendo os sistemas neurológico, dermatológico e gastrintestinal”, revela Giuseppina. No estudo, essa substância foi encontrada ainda na casca do mamão, no talo do espinafre, na folha e no talo da salsinha.

Na casca da laranja, também foi detectado cálcio na concentração de 362 mg. Outro destaque foram as folhas do salsão, com 66 mg dessa substância, que faz parte da constituição dos ossos, dentes e músculos. “É um mineral que controla a atividade hormonal, evita contraturas musculares e cãibras, além de auxiliar a transmissão de impulsos nervosos”, esclarece Suraya Rocha, que realizou, com esse estudo, a sua dissertação de mestrado no IB.

Níveis de carotenóides

Em quantidade de 68 mg, o cálcio também é encontrado na rama da cenoura, cuja polpa é rica em carotenóides (119 mg). Esses pigmentos, responsáveis pela cor dos alimentos, auxiliam o crescimento ósseo e estão relacionados à vitamina A, sendo antioxidantes associados à prevenção do câncer de pulmão, pele e estômago. São recomendados, ainda, em casos de doenças cardiovasculares, aids e processos ligados ao envelhecimento, como o mal de Alzheimer. As cascas de abóbora, goiaba e mamão são outros produtos que apresentam esses pigmentos. “Nos vegetais, os níveis de carotenóides aumentam à medida que eles amadurecem”, observa Suraya.

Na rama da cenoura, as análises identificaram teor de 25 mg de ferro, quantidade necessária para suplementação diária de homens e mulheres. A deficiência desse elemento, responsável pelo transporte do oxigênio na hemoglobina do sangue, costuma causar anemia. “Trata-se de um dos minerais mais importantes na absorção de substâncias fundamentais para a vida”, afirma Pedro Magalhães Padilha, que integrou o grupo do IB.

Outro produto rico em nutrientes é a casca de limão, que possui 3 g de proteínas a cada 100 g, o maior volume entre as frutas estudadas. “Compostas por vários aminoácidos que ajudam a formação de novas proteínas, elas são ligadas ao bom funcionamento do sistema de defesa, q

Fonte(s):

quinta-feira, 14 de junho de 2012



ATRAVÉS DESTA PÁGINA, VOCÊ PODERÁ ACESSAR E LER DIVERSOS BLOGS DO PAINEL DO PAIM, INCLUSIVE SUAS POSTAGENS ANTERIORES


Gráfico de page views 937 pageviews - 104 postagens, última publicação em 22/04/2012
Gráfico de page views 728 pageviews - 252 postagens, última publicação em 22/04/2012
Gráfico de page views 597 pageviews - 59 postagens, última publicação em 22/04/2012
Gráfico de page views 771 pageviews - 77 postagens, última publicação

sábado, 9 de junho de 2012



Milho - Benefícios para a Saúde


 

 Doces de milho no sabugo quente, é quase que um ingrediente essencial em qualquer festa de Verão. 
Felizmente, também é digno de uma ementa saudável.

O milho é uma excelente origem de muitos nutrientes, incluindo a tiamina (vitamina B1), o ácido pantoténico (vitamina B5), fibras,vitamina Cmagnésiocarboidratosproteínasvitaminas do complexo B (folato) e sais minerais, tais como o ferro, o fósforo, o potássio e o zinco.

Propriedades de Protecção para o Coração

A contribuição do milho para a saúde do coração não reside apenas nas suas fibras, mas em quantidades significativas de ácido fólico que este vegetal providencia.

folato (uma das vitaminas do complexo B), que é reconhecido como necessário para evitar defeitos nos nascimentos, também ajuda a obter níveis mais baixos de homocisteína (proteína tóxica existente no sangue que pode causar danos nas artérias, incluindo as do cérebro e do coração),aminoácido que é um agente intermediário num importante processo metabólico chamado de ciclo de metilação (a metilação é um ciclo bioquímico necessário para a fabricação de DNARNA,fosfolipídeos (Mielina), neurotransmissoreshormonas adrenais e de mais de 100 enzimas. Um ciclo completo de  metilação também é necessário para várias reacções de desintoxicação). 

homocisteína pode directamente danificar os vasos sanguíneos através de níveis elevados desta molécula, sendo um factor de risco perigoso tanto para ataques cardíacos, como para derrames ou doenças vasculares periféricas e encontra-se entre 20 a 40% dos pacientes com doenças cardíacas.

Estima-se que o consumo de 100% de folato diariamente (Valor Diário/DV), seria, por si só, o suficiente para reduzir o número de ataques cardíacos sofridos pelos americanos anualmente, em cerca de 10%. 
Uma dieta rica em folato está associada a um risco reduzido de cancro do cólon. 
Uma chávena de milho gera 19,0% do folato necessário diariamente (DV).

Apoio à Saúde do Pulmão

Consumir alimentos ricos em beta-criptoxantina, um carotenóide vermelho-laranjado encontrado em maiores quantidades no milho, abóbora, papaia, pimentão vermelho, tangerinas, laranjas e pêssegos, significa um menor risco de desenvolver cancro no pulmão. 

Num estudo foram recolhidos resultados de mais de 63.000 adultos em Xangai, na China, que foram seguidos durante 8 anos. 

Dos que comeram alimentos ricos em crytpoxanthin (elemento da família dos carotenóides), a maioria revelou uma redução de 27% no que respeita ao risco de cancro no pulmão. 
Quando os fumadores actuais foram avaliados, os que também se encontravam no grupo que consumia crytpoxanthin e alimentos mais ricos, detectou-se terem um risco menor de cancro no pulmão (37%), em comparação com os fumadores que comiam menos desses alimentos.

Manter a Memória com Tiamina (vitamina B1)

O milho é uma eficaz fonte de tiamina (vitamina B1), fornecendo cerca de um quarto (24,0%) do valor diário (DV) desse nutriente, num único copo. 

tiamina é um participante integral nas reacções enzimáticas centrais de produção de energia e também é fundamental para as células do cérebro e para a função cognitiva. 

Isto sucede porque a tiamina é necessária para a síntesede acetilcolina (substância química que actua como neurotransmissor essencial para a memória, transmitindo impulsos nervosos entre as células do sistema nervoso) e cuja falta foi descoberta por ser um factor contributivo e significante relacionado com a idade, em função da insuficiência mental (senilidade) e da doença de Alzheimer. 
Na verdade, a doença de Alzheimer caracteriza-se clinicamente por uma diminuição dos níveis deacetilcolina

Não esquecer pois de utilizar o milho, em toda e qualquer dieta saudável.

Apoio à Produção de Energia, mesmo sob Stress

Além da tiamina, o milho é uma magnífica proveniência de ácido pantoténico. Esta vitamina B é necessária para os carboidratos, para as proteínas e para o metabolismo lipídico

ácido pantoténico é especialmente aconselhável para quando uma pessoa está sob stress, uma vez que suporta a função das glândulas supra-renais
Uma chávena de milho produz 14,4% do ácido pantoténico necessário diariamente (DV).

Importante: 

Este artigo e a informação presente não tem como objectivo servir de aconselhamento médico e não deverá nem poderá ser seguido como substituto de consulta médica.
O i-legumes.com apenas lista os nutrientes e os eventuais benefícios para a saúde de uma alimentação baseada em legumes. O site não pretende aconselhar sobre como curar sintomas, doenças ou condições e toda a informação aqui lista nunca deve ser seguida para alteração da sua alimentação ou hábitos de saúde. Consulte sempre o seu médico para aconselhamento sobre a sua alimentação e saúde.